O Município na História – Parte 1

O Município na História – Parte 1

Casa de Brusque

Textos publicados no jornal O Município, em 4 de agosto de 1960

Brusque – cidade industrial
A origem de Brusque não tem segredos. Um punhado de imigrantes resolveu estabelecer-se aqui e fundar em plena selva bruta, uma colônia agrícola.
No dia 4 de agosto de 1860, depois de enfrentar uma viagem penosa, subindo o Itajaí-Mirim de canoa, único meio de transporte daquele tempo distante, os primeiros colonizadores chegaram ao local hoje chamado de praça Vicente Só, para instalar a colônia.
O desbravamento da terra, a luta contra os animais ferozes e o perigo da mata virgem traiçoeira, a presença do meio selvagem, foram os primeiros obstáculos a debelar e vencer.

Quase meio século de glórias
Enquanto a cidade de Brusque festeja seus primeiros 100 anos, uma das mais conceituadas organização desportivo-sociais de Santa Catarina, o Clube Atlético Carlos Renaux, quase alcança metade de um século.
Na data de 14 de setembro de 1913, portanto, no próximo mês, o C. A Carlos Renaux festejará seus 47º aniversário.

Descoberta inestimável para a humanidade
Dusseldorf, Alemanha – Dois químicos alemães conseguiram fabricar sinteticamente a clorofila, anuncia a indústria química alemã, que salienta a versão inestimável para a humanidade dessa descoberta. O nome dos cientistas não foi revelado.
De fato se a notícia se confirmar tratar-se-á, talvez, da maior descoberta do século XX que até agora não foi avaro em progressos científicos. O primo da clorofila artificial poderá, em definitivo, abrir para a humanidade a possibilidade de escapar, nada menos, à fome que ameaça, tendo em conta a rapidez com que aumenta o gênero humano.
A clorofila, que confere aos vegetais a bela cor verde, transforma sob a ação da luz solar a umidade e o ácido carbônico do ar em alimentos açúcar.


Viagem no tempo
O Município publica quinzenalmente a coluna O Município na História, em parceria com o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (Casa de Brusque). Às quintas-feiras, o professor Aldonei da Silva Lopes, doutor em História pela PUC-RS, traz trechos de notícias publicadas em edições antigas do jornal, fundado em 1954. O trabalho consiste em pesquisa, transcrição e edição do conteúdo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio