O Município na História – Parte 2

O Município na História – Parte 2

Casa de Brusque

Apontamentos Históricos
Com o nome de Expresso Brusquense de Vechi e Cia Ltda, foi fundada em 23 de maio de 1945, pelo sr. Germano Vechi, Otávio Pereira e Érico Bianchini com a linha Brusque-Blumenau a atual empresa de transporte coletivo amplamente conhecida por Expresso.
Pouco tempo depois passou a fazer parte da sociedade Alvim Batistotti, proprietário da linha Brusque-Florianópolis.
Daí em diante, a empresa foi ampliando suas atividades tendo em 1952, se transformado em Sociedade Anônima vindo para fazer parte dela o sr. João Carlos Renaux Bauer.

Página do Passado – Um autêntico ataque de bugres
Corria o dia 18 de setembro de 1904 quando se deu o fato que abaixo vamos narrar:
Residiam no lugarejo de Nova Rússia, também conhecido como Gruenerwinkel, localidade de Guabiruba, o casal Avelino Correa (homem de cor, já falecido) e Madalena Boos Correa, Branca (ainda vive). Ao terminarem o almoço do dia 18 de setembro de 1904, o sr. Avelino após ter picado o seu fuminho, estava gozando as delícias do autêntico “papa-terra” e dona Madalena estava lavando roupa quando surge como por encanto uma flecha, que se localizou num esteio do casebre. Sendo o casebre uma meia água não atingiu o seu alvo que foi dona Madalena.
Dado o alarme, o sr. Avelino veio ao seu encontro e explicou que eram bugres que andavam pela redondeza…

13/08/60 – Inaugurada a Rede d’água de Brusque
Com a presença do Dr. Henrique Maria Penido, diretor do Serviço Especial de Saúde Pública, órgão do governo federal que subvencionou a obra, foi inaugurada no dia 05 a rede de abastecimento d’agua de Brusque.
Fica o nosso povo devendo ao Sr. Presidente da epública, o governo que mais tem se empenhado pelo desenvolvimento do país, a maior obra pública já construída em Brusque, que virá sem dúvida contribuir com novo surto de progresso e bem estar social de nossa gente.
Esqueceram os oradores no ato inaugural, empolgados que talvez estivessem com suas paixões políticas, de mencionar num gesto rotineiro de justiça, a elaboração que o Dr. Ingo Renaux prestou à obtenção de verba federal por intermédio do saudoso Deputado Leoberto Leal, pode conversar pessoalmente com o Presidente Jucelino Kubitschek e conseguir uma autorização para a concessão dos recursos.
Este ato foi amplamente divulgado na época e por certo não deu tempo de ser esquecido.


Viagem no tempo
O Município publica quinzenalmente a coluna O Município na História, em parceria com o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (Casa de Brusque). Às quintas-feiras, o professor Aldonei da Silva Lopes, doutor em História pela PUC-RS, traz trechos de notícias publicadas em edições antigas do jornal, fundado em 1954. O trabalho consiste em pesquisa, transcrição e edição do conteúdo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio