OAB Brusque lança campanha de valorização de honorários advocatícios

Assunto foi debatido durante encontro mensal da classe

OAB Brusque lança campanha de valorização de honorários advocatícios

Assunto foi debatido durante encontro mensal da classe

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Brusque reuniu advogados e advogadas na última quarta-feira, 27, para sua assembleia mensal. O principal assunto do dia foi o lançamento da campanha de valorização dos honorários advocatícios, destacando o valor mínimo de R$ 350 para consulta e a observância dos demais valores fixados na tabela da OAB de Santa Catarina.

Na oportunidade, o presidente da OAB de Brusque, Renato Munhoz, fez a apresentação da campanha e da arte que será impressa e disponibilizada a todos os advogados. A orientação aos profissionais é que o material produzido pela OAB Brusque que sinaliza este valor seja fixado na recepção de cada escritório.

Na pequena placa, que poderá ser fixada em porta-retrato acrílico, foi enfatizado, além do valor, os slogans: ‘Valorizando a advocacia em Brusque, Guabiruba e Botuverá’; e ‘Este escritório respeita a tabela de Honorários Advocatícios da OAB de Santa Catarina’.

O material estará disponível dentro de dez dias, na sede da OAB e nas salas da Subseção no Fórum e na Vara do Trabalho. De acordo com o presidente, a campanha tem como objetivo contribuir com todos os advogados e advogadas, e criar uma nova concepção de reconhecimento na sociedade em relação ao pagamento da consulta e dos honorários de uma forma geral.

“Já falamos muito sobre este assunto em nossas assembleias, a questão da cobrança da consulta é sempre uma dificuldade. É necessário que a sociedade compreenda que a consulta, tal como para outros profissionais liberais, médicos e dentistas, por exemplo, faz parte do trabalho cotidiano da advocacia e, neste sentido, deve ser devidamente remunerada. Encampamos essa importante iniciativa, que foi trazida pelo Dr. Luis Gustavo de Santana, Secretário-Geral Adjunto da Subseção, e gostaríamos de contar com o apoio de todos os colegas, para que coloquem em seus escritórios este material”, ressaltou.

Sheila Cristina Carvalho da Fonseca se manifestou na ocasião e citou o exemplo de campanha realizada no Paraná. “Esta movimentação pela valorização dos honorários vem ocorrendo em diversos estados. No Paraná eles lançaram a campanha e destacaram várias frases em outdoors. Algumas dizem o seguinte: ‘consulta não é opinião, mas aplicação de conhecimento jurídico. É trabalho que deve ser remunerado’”, disse.

Santana declarou que a ideia é disponibilizar este material a todos advogados e advogadas, a fim de mitigar as dificuldades enfrentadas há anos para cobrança de consulta. “Temos visto que é uma dificuldade geral na hora de cobrar consulta, tanto de escritórios maiores ou menores, até do profissional que atua sozinho. Depois que criaram o aplicativo WhatsApp, isso tem piorado mais ainda. Aposto que todos aqui já receberam alguma mensagem, para tirar alguma dúvida de alguém sobre determinado assunto. Acredito que com a campanha, e a identificação em todos os escritórios dessa placa do valor mínimo de consulta, vamos começar a fortalecer a ideia de que é indispensável o pagamento de consultas. Por isso pedimos o apoio dos colegas”, justificou.

Novos advogados
A assembleia ainda contou com a entrega da Carteira da Ordem a dois novos advogados: Cristiane Santos Ferreira Martins e Jhonathan Pereira Bairro.

Ambos prestaram juramento e receberam as boas-vindas dos demais colegas e da secretária-geral, Cristiana Melo Martiniuk Guérios.

“Para mim, ser advogada é uma construção. Temos que nos construir todos os dias, não podemos nos acomodar, porque o Direito está em constante mudança. Vocês saem daqui hoje como advogados. Peço que valorizem esta profissão e se sintam amparados pela OAB. Participem ativamente desta Casa que é de todos nós advogados”, afirmou na ocasião.

“As portas da nossa Subseção estão abertas e à disposição dos senhores, para que integrem também nossas Comissões”, complementou Renato Munhoz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo