Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

OAB defenderá indicação de conselheiros do TCE por capacidade técnica

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

OAB defenderá indicação de conselheiros do TCE por capacidade técnica

Raul Sartori

Indicação política 1
Seis dos sete conselheiros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, presos por corrupção e outros crimes, foram indicados politicamente. O mesmo ocorre no TCE-SC. São os ex-deputados, de diferentes partidos, Luiz Eduardo Cherem, Wilson Wan-Dall, Júlio Garcia, Luiz Roberto Herbst, Herneus de Nadal e Cesar Filomeno Fontes. Indicação técnica, que é o que seria ético e moral, só o vice-presidente, Adircélio de Morres Ferreira Júnior.


Indicação política 2
A propósito da quadrilha do TCE-RJ, a direção nacional da OAB anunciou que vai defender alterações nos critérios para escolha de conselheiros e ministros dos tribunais de contas. A ideia é fixar parâmetros mais claros sobre a capacidade técnica dos indicados. Conforme o site do TCE-SC, os “conselheiros são agentes políticos, têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado, mandato vitalício e não podem dedicar-se à atividade político-partidária”.


Indicação política 3
O advogado e ex-prefeito de Tijucas, Elmis Mannrich (PMDB), teve seu nome aprovado pela Assembleia Legislativa para o cargo de diretor técnico da Agência de Regulação de Serviços Públicos de SC (Aresc). Substitui o professor Sergio Grando, que faleceu no fim de 2016.


Popularidade
Com quase 100 dias de governo, o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), goza de invejável popularidade. Levantamento divulgado nesta quinta-feira, 30, pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que ele tem 70% de aprovação dos paulistanos. Aguarda-se com expectativa o desempenho de Gian Loureiro (PMDB), de Florianópolis. O que ele fez até agora foi arrumar o estrago feito por seu antecessor. Algo como está fazendo Michel Temer. Uma pesquisa poderá aferir se o eleitor entende isso.


Medicina
O governador Raimundo Colombo assinou decreto que autoriza a instalação do curso de Medicina no campus de Mafra da Universidade do Contestado. Serão 36 vagas por semestre a partir do próximo vestibular, pelo sistema Acafe. A decisão tem completa oposição do Sindicato dos Médicos do Estado, para quem, em seguidas manifestações sobre o assunto, não faltam médicos e sim políticas de carreira para que eles tenham garantias de trabalho em locais remotos.


Dia do cão
Já tem milhares de visualizações em rede social vídeo da Policia Militar de Blumenau que prendeu dois assaltantes com a ajuda do cão Brutus, de um ano e oito meses, após assaltarem uma agência dos Correios e fugirem para um matagal.


Bombeiros x Bombeiros
Os bombeiros militares e bombeiros voluntários de SC estão próximos de um entendimento após décadas de diferenças. Os voluntários, que tem 43 corporações e mais de 3.700 homens, buscam amparo para sua atuação em proposta de emenda à Constituição do Estado, que está empacada no Legislativo desde 2011. Agora só falta a manifestação da Secretaria de Estado da Defesa Civil par ir adiante.


Carne Fraca
Foi por insistente pedido do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) que a Câmara dos Deputados aprovou a realização de audiência sobre a repercussão da operação Carne Fraca, com diversos convidados, incluindo o ministro Blairo Maggi, representante do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e delegado da Polícia Federal.


Ação regressiva
A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, a condenação de um homem a ressarcir o INSS pela pensão por morte quer recebeu por quatro anos, apesar de ter sido ele mesmo quem assassinou a esposa. O crime ocorreu em 2007, em Guaraciaba, em SC. Nadir Montanha recebeu R$ 30 mil de pensão, suspensa após o INSS saber que o TJ-SC o havia condenado a 14 anos de reclusão pelo assassinato.


Sem limites
Eloquente isso: está confirmada a participação de 210 municípios e cerca de 8.500 atletas nos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) de 2017, na etapa microrregional, deste sábado até dia 23 de abril, em 36 eventos. Só participam atletas acima de 60 anos.


DETALHES

  • O Ministério do Trabalho atualizou a tabela de Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e incluiu 21 novas categorias. Passam a constar, por exemplo, as funções de sanitarista, técnico em espirometria (exame que mede velocidade de entrada e saída de ar dos pulmões), estoquista e monitor de ressocialização prisional. Com as novas inclusões, o país conta agora com 2.638 ocupações reconhecidas.
  • A proposta de Emenda à Constituição (PEC) 395/14, que permitiria às universidades cobrarem por cursos de pós-graduação lato sensu (especialização), de extensão e de mestrado profissional foi arquivada pela Câmara dos Deputados. Eram necessários 308 e recebeu 304.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio