Obelisco em homenagem aos imigrantes alemães é inaugurado em Guabiruba

Iniciativa, junto à fundação da ACIC Jovem, fortalece laços do município com Baden-Württemberg

Obelisco em homenagem aos imigrantes alemães é inaugurado em Guabiruba

Iniciativa, junto à fundação da ACIC Jovem, fortalece laços do município com Baden-Württemberg

Os laços culturais e afetivos entre Guabiruba e Baden-Württemberg foram fortalecidos na quarta-feira, 15, com a inauguração de um obelisco na Praça Theodoro Debatin, Centro, e com a fundação da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC) Jovem durante a Badnertreffen – encontro das famílias de Baden, ocorrida no Salão Cristo Rei, com a participação da delegação oficial da Alemanha formada por quase 30 pessoas lideradas por Christoph Schnaudigel, administrador distrital de Karlsruhe.

O obelisco construído pelo escultor Karl Guenther Theichmann carrega traços em homenagem aos imigrantes badenses e foi descerrado durante a cerimônia, marcada pelas execuções dos hinos nacional, municipal e de Baden e pelos pronunciamentos do prefeito Matias Kohler, administrador distrital de Karlsruhe Christoph Schnaudigel, representante da ACIC Pedro Schmitt, prefeito de Karlsdorf-Neuthard Sven Weigt e vice-presidente da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG) Lothar Hillenbrand.

O escultor também participou da cerimônia explicando o significado da peça. “Mostra o trabalho dos imigrantes em deixar sua terra de origem. Os desafios que eles enfrentaram”, destacou Theichmann, antes da obra receber a benção do padre Marilto Nuss.

Para o prefeito Matias Kohler, os laços que unem Guabiruba à Alemanha, de onde os imigrantes vieram a partir de 1860, são fortes e resultam em oportunidades.

“Buscamos nesses reencontros a valorização das origens, o crescimento das oportunidades nos aspectos social, econômico e acadêmico. A inauguração desse monumento reflete a importância que damos ao que recebemos dos nossos antepassados”.

Mensagem em outdoor deu boas-vindas aos alemães | Foto: Suelen Cerbaro/Prefeitura de Guabiruba

O representante da ACIC, Pedro Schmitt, contou a história dos primeiros contatos com os alemães após cem anos sem comunicação. “Cem anos não foram suficientes para apagar da nossa alma o orgulho de sermos descendentes de Baden”, disse.

Já os alemães destacaram o quanto se sentiram em casa na cidade. Christoph Schnaudigel falou em nome da delegação e lembrou que os imigraram não vieram para o Brasil de livre vontade.

“Muitos jovens talvez não consigam nem imaginar, mas na época havia fome na região, então as pessoas tinham que buscar novos caminhos para as próximas gerações. Tudo foi novo. E nesta cidade de Guabiruba também não foi nada fácil. E, hoje, ficamos felizes em ver o quanto os imigrantes participaram da prosperidade”, enfatizou.

“O monumento não é só um monumento. Lembra de obrigações que a gente tem: ninguém deve deixar os parentes, a família e os amigos”, completou.

Ao final da cerimônia, a delegação posou para fotos no obelisco e no outdoor ao lado da praça que trouxe a mensagem alemã: “Sejam muito bem-vindos. Aqui, todo mundo se sente em casa”. No local, eles também acompanharam um grupo de capoeira, manifestação popular brasileira.

Lançamento da ACIC Jovem também foi prestigiado pela comitiva alemã | Foto: Suelen Cerbaro/Prefeitura de Guabiruba

Lançamento da ACIC Jovem

Ao meio-dia o grupo seguiu para o Salão Cristo Rei para o Badnertreffen. O almoço contou com feijoada e apresentações culturais da Orquestra Municipal, Das Lebenslied e Silvano Baron.

No local, foram trocadas homenagens e lançada a ACIC Jovem com a participação dos estudantes que fizeram o intercâmbio cultural Brasil – Alemanha.

O responsável pela ACIC Jovem, Pedro Schmitt, frisou que a associação está disponível não somente para descendentes de alemães que queiram conhecer suas origens, mas descendentes de qualquer outro país da Europa.

“A intenção é eternizar esse trabalho. Nós somos passageiros e os jovens serão os responsáveis por fazer com que esses laços e esse intercâmbio não se perca no tempo”.

Na sexta-feira, 17, às 10h, a comitiva participa da inauguração da Estação Inteligente na Unifebe e às 15h na entrega da Estação Climática na Praça Sesquicentenário, em Brusque. No sábado, 18, o grupo visita Blumenau e Pomerode.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio