Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque está 25% concluída

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Obra do Centro de Inovação Tecnológica de Brusque está 25% concluída

Página 3

Centro de Inovação
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chiodini, esteve em Brusque na quinta-feira, 14, para vistoriar a obra do Centro de Inovação Tecnológica. Também participaram do ato o secretário em exercício da ADR Brusque, Edemir Aguiar, e o reitor da Unifebe e presidente do comitê de implantação do Centro de Inovação, Günther Lother Pertschy. Segundo os representantes da empresa responsável e a gerência de Infraestrutura da ADR Brusque, os serviços estão dentro do cronograma, com 25% da obra concluída. O piso do pavimento térreo já está concretado e em janeiro será concluído o piso do mezanino. Os muros de contenção também estão prontos.


Efetivo para a região
Extraoficialmente, espera-se que o 18º Batalhão de Polícia Militar deve receber 19 policiais da última turma formada. Eles serão distribuídos entre Gaspar, Ilhota, Brusque, Guabiruba e Botuverá. Se o número se concretizar, o município de Brusque deverá ficar com uma média de 6 a 8 dos novos policiais, o que é pouco na visão do comandante. “Esse número apenas cobrirá a saída de policiais por motivo de saúde, férias e a vaga do cabo Everaldo”, informa.

Distribuição
A 7ª região da Polícia Militar de Blumenau recebeu neste ano 92 novos policiais para entregar aos batalhões que a compõem. A distribuição por batalhão deverá ficar em: 40 PMs para Blumenau, 19 para o 18º BPM de Brusque, 19 também para o 13º BPM de Rio do Sul e 14 para a guarnição especial de Indaial.

Desprestígio
Brusque paga pelos bons níveis de segurança que possui. Até quando os terá, ninguém sabe. Se depender do governo do estado, não deve durar muito. A cidade tem perdido PMs nos últimos anos devido a aposentadorias, mas a reposição fica muito aquém do necessário. Além de o número esperado agora ser baixo, a situação piora porque o batalhão atende cinco municípios.


Nova presidente
Na quinta-feira, 14, foi realizada a convenção municipal do PMDB Mulher de Brusque. Marli Bissoni foi eleita presidente por aclamação. Ela é supervisora na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque e, na década passada, concorreu a vereadora. Darli Zunino, também da ADR, compõe a vice-presidência. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e deputado estadual, Carlos Chiodini, e do vice-prefeito Ari Vequi.


Ammvi
Jean Michel Grundmann, prefeito de Benedito Novo, foi eleito, por consenso, o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) na quinta-feira, 14, para o biênio 2018/2019. Ele sucede o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, que fica no cargo até o fim deste ano e depois passa a ser segundo vice-presidente.


Viadutos na Antônio Heil
Nesta semana, ainda sem data definida, todos os viadutos na rodovia Antônio Heil serão liberados para tráfego. A informação foi repassada pelo engenheiro do Deinfra responsável pela fiscalização, Cleo Quaresma, que desmentiu que o viaduto no trecho em frente a Irmãos Fischer seria liberado ainda na sexta-feira, 15. Segundo ele, apenas o primeiro viaduto no sentido Itajaí a Brusque ainda precisa ser finalizado. 


Homenagem do Grupia
O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) outorgou o título de Amigo da Família ao professor doutor José Francisco dos Santos, o Zezinho, colunista de O Município, “pelo incessante trabalho de valorização da vida e de fortalecimento da Família,  nascida da união conjugal de amor entre o homem e a mulher, patrimônio da humanidade”. Ele também recebeu uma camiseta personalizada do Grupia, com os dizeres “Família, um presente de Deus”. Emocionado, o professor Zezinho ressaltou que pauta sua atividade como docente e escritor “para a instrução das pessoas de boa vontade e divulgação dos valores fundamentais da vida humana”.


Última semana
Nesta semana, a última antes do recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina deve votar projetos importantes, como a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018, na quarta-feira, e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), na terça, que acaba com a aposentadoria para ex-governadores ou suas viúvas – o que deve gerar economia mensal de R$ 200 mil. A expectativa é que, se todas as matérias acordadas entre os líderes das bancadas forem votadas até a próxima quarta-feira, as atividades no parlamento catarinense se encerrem na quinta-feira, 21.


Praias
O segundo relatório de monitoramento da qualidade das praias da temporada de verão 2017/2018, divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), na sexta-feira, 15, mostra uma melhora dos pontos próprios em relação à análise da semana passada. Dos 215 pontos analisados, 82,3% estão próprios para banho. Na Capital, 80% (60) dos locais podem ser aproveitados pelos banhistas. No restante do Litoral, 83,6% (177) estão próprios para banho. As coletas foram realizadas de 11 a 15 de dezembro em 114 praias de 27 municípios do Estado. O relatório completo está no site do O Município ou pode ser conferido no aplicativo Praias SC, disponível para Android.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio