Obra de macrodrenagem no Centro de Brusque deve deixar vias em meia pista

Trabalho será continuado nesta semana

Obra de macrodrenagem no Centro de Brusque deve deixar vias em meia pista

Trabalho será continuado nesta semana

A obra de macrodrenagem da bacia Felipe Schmidt/João Bauer, no Centro de Brusque, segue sendo realizada em etapas. A previsão para retorno dos trabalhos é para esta segunda-feira, 10, e as alterações no trânsito devem ocorrer de acordo com o avanço das atividades.

De acordo com a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Volkmann, a prefeitura deve deixar ruas em meia pista, sem necessidade de interdição. Ela detalha que, ao longo da obra, além da rua João Bauer, as vias que fazem cruzamentos também serão afetadas. “O trânsito está sendo interrompido de forma parcial, para não causar problemas”, explica.

A secretária destaca que as obras de galeria devem acontecer de forma rápida em cada trecho. “A gente abre a rua para dar continuidade nas obras da galeria e já fecha no mesmo dia”, completa.

Luiz Antonello/O Município

Sobre o andamento do projeto, Andrea pontua que o percurso nas proximidades do terreno indenizado pela prefeitura, próximo da avenida Arno Carlos Gracher, já está finalizado. Agora, a prefeitura aguarda pela chegada da nova remessa de materiais das galerias. A entrega dos materiais atrasou e foi realizada uma reprogramação dos trabalhos.

Luiz Antonello/O Município

Segundo Andrea, a previsão é finalizar a obra até o trecho da rua Afonso Pena nos próximos dias. Para isso, ainda falta um percurso de cerca de 40 metros de comprimento. Esta parte deve ser continuada após o recebimento dos materiais, que deve acontecer nesta segunda-feira, 10.

A empresa Pacopedra, que realiza a obra, afirmou para a prefeitura que completará esta parte ainda nesta semana, com finalização prevista para o dia 17 de janeiro. Logo após esta data, o próximo passo é trabalhar no cruzamento da rua Barão do Rio Branco com a rua João Bauer, em direção a avenida Otto Renaux.

Luiz Antonello/O Município

“Até o momento a obra está indo bem, não estamos tendo problemas mais sérios. Está avançando na velocidade normal e está cumprindo o cronograma, o tempo tem ajudado bastante e a empresa trabalhou em alguns dias do fim do ano”, avalia.

Luiz Antonello/O Município

Organização do trânsito

Em relação ao trânsito, Andrea reforça que o problema maior será no cruzamento da rua João Bauer e avenida Otto Renaux. Esta etapa ainda não tem previsão de data para iniciar.

No último ano, a pasta discutiu com a diretoria de Trânsito sobre a organização da obra, a fim de minimizar problemas no tráfego. Uma ideia que surgiu foi listar os pontos que precisavam de paralisação ou modificação no trânsito para que as obras acontecessem no fim de semana. Porém, Andrea ressalta que o modelo de trabalhar na metade da via, sem necessidade de fechar o trânsito em alguma das ruas, diminuirá os transtornos.

“O tráfego ficará mais lento, mas não fecharemos a via. Se formos trancar o trânsito, será pontual. A nossa ideia também é que esses trabalhos nos cruzamentos sejam feitos nos horários de menor movimento, para diminuir os transtornos”, finaliza.

Luiz Antonello/O Município

Custos e detalhes da obra

A ordem de serviço para início das obras foi assinada no dia 16 de setembro. A empresa vencedora da licitação foi a Pacopedra. Ela é responsável pela obra da avenida Governador Luiz Henrique da Silveira, a nova Beira Rio.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

A obra está orçada em pouco mais de R$ 4 milhões. O trabalho consiste na implantação de galerias em toda extensão da bacia Felipe Schmidt/João Bauer. O objetivo é solucionar os problemas causados pelas enxurradas, principalmente no verão, que acabam alagando rapidamente a área central. A expectativa é que as obras sejam concluídas em maio de 2022.

Luiz Antonello/O Município

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo