Observador Mirim

Evandro Gevaerd, diretor executivo do Observatório Social de Brusque

Observador Mirim

Evandro Gevaerd, diretor executivo do Observatório Social de Brusque

Artigos

É papel do Observatório Social de Brusque agir pro-ativamente no monitoramento dos gastos públicos e na moralização da política e gestão pública. Ao longo de nosso trabalho, iniciado em 2011, percebemos o quanto as pessoas desconhecem o índice de tributos que se paga ao Governo, para que este devolva tais recursos em forma de investimentos que beneficiem a população, através de serviços nas mais diversas áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana.

Diante dessa constatação, criamos o programa Observador Mirim, que objetiva formar cidadãos mais conscientes em relação a fiscalização dos tributos. Acreditamos que prevenção inteligente se faz por meio da Educação e desde 2016, promovemos aulas para alunos do 4º ano das escolas públicas e privadas de Brusque e Guabiruba, sobre Cidadania e Educação Fiscal.

Nosso desafio é sensibilizar as crianças para se interessarem mais pelas coisas públicas, especialmente pelos recursos públicos, melhorando a percepção de corrupção desses futuros adultos, para que, diferente dos adultos atuais, sejam mais exigentes com os políticos e com os órgãos públicos, exigindo desses, mais competência e honestidade na aplicação dos recursos públicos.

Todos temos que ter o entendimento de que o poder público não faz nada de meritório para a comunidade, pelo contrário, ele faz apenas a sua obrigação e cada cidadão deve estar atento às ações do Executivo. Reforçamos isso por meio do programa.

Para desenvolver as atividades do Observador Mirim, contamos com uma equipe de quatro profissionais, sendo uma orientadora pedagógica e três educadores fiscais, e o apoio de entidades mantenedoras e empresas parceiras. Desde o ano passado, mais de mil estudantes já foram contemplados com as aulas de cidadania fiscal e queremos ampliar o projeto em 2018.

A ideia é abordar também durante os encontros com os estudantes, temas como Empreendedorismo e Associativismo. Para isso, devemos contar com o apoio da ACIBr e vamos buscar ainda outros parceiros, para fortalecer cada vez mais essa ferramenta que visa a conscientização de nossas crianças.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio