Observatório Astronômico de Brusque já recebeu mais de 112 mil visitantes desde 1995

Média é de cinco mil visitantes por ano no local

Observatório Astronômico de Brusque já recebeu mais de 112 mil visitantes desde 1995

Média é de cinco mil visitantes por ano no local

De 1995 a 2016, o Observatório Astronômico de Brusque recebeu mais de 112 mil visitantes. Desse total, quase 100 mil foram estudantes em atividades complementares ao currículo escolar. O astrônomo e diretor do observatório, Silvino de Souza, comemora o número expressivo de visitantes ao local. “É um número maravilhoso. O nosso observatório é um espaço pequeno, não tem grande estrutura, mas a procura tem sido grande ano a ano, com valorização por parte das escolas”, diz.

De acordo com o relatório divulgado pela entidade, os anos de maior movimento no local foram 2002, quando foram contabilizados 6.158 visitantes; 2003, com 5.995 e 2013, quando 5.763 pessoas estiveram no local. O ano de menor visitação foi 1995, com apenas 703 visitantes.

Ele destaca que nos últimos anos, o espaço tem recebido visitas de escolas de várias cidades da região e também da Grande Florianópolis, o que é motivo de orgulho. “Muitos alunos vêm de Florianópolis, São José e até Laguna. Isso é muito bom para nós, sinal de que fazemos um bom trabalho”.

Souza ressalta que como a Astronomia não faz parte do currículo básico das escolas desde 1930, são poucos os professores que têm conhecimento sobre o tema, por isso, as visitas ao Observatório Astronômico funcionam como um complemento do conteúdo visto em sala de aula. “Os professores geralmente me passam o que foi visto em sala de aula e procuro organizar a visita baseado naquilo que eles estão estudando”.

Durante a visitação, os estudantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo, os planetas, a Lua e o Sol por meio de palestras e também na prática, utilizando os telescópios. Atualmente, o observatório conta com seis equipamentos de pequeno e médio porte.

“Trabalho muito a questão da preservação do meio ambiente, aqui é muito mais fácil, porque como vai falar de preservação para uma criança sem ela ter uma noção mínima do universo? Aqui eles podem observar e aprender na prática e ficam maravilhados, saem daqui com outra visão”, diz. “Hoje, o observatório astronômico é o ponto educacional, turístico e científico mais visitado da cidade”, completa.

Aberto ao público

O Observatório Astronômico é aberto ao público todo segundo e terceiro sábados de cada mês, das 20h à meia-noite, com entrada gratuita.

Nesses dias, os membros do Clube de Astronomia de Brusque, que funciona junto ao observatório, realizam reuniões e atividades de observação.

“Quem quiser participar é só chegar. Não precisa ter conhecimento, precisa ter interesse. Estamos sempre abertos aos visitantes”.

OBSERVATÓRIO


Serviço

Observatório Astronômico de Brusque
Avenida das Comunidades, 111, Centro
3350-6391

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio