Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Observatório Social de São José é destaque no Fantástico, da TV Globo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Observatório Social de São José é destaque no Fantástico, da TV Globo

Samba murcho

Raul Sartori

De olho
Incrível a notoriedade conseguida pelo Observatório Social de São José com sua denúncia exibida domingo no programa Fantástico. É muito bom saber da existência de tais instâncias em vários municípios de SC, fiscalizando os gastos públicos e combatendo a corrupção.

Samba murcho
O prefeito de Florianópolis, Gian Loureiro, quebrou um paradigma de décadas: não dará dinheiro para o desfile das escolas de samba (elas queriam R$ 1,5 milhão) da Capital no Carnaval de 2018. O que fará é lançar edital para empresas interessadas em explorar o espaço no Centro da cidade para shows, nos moldes do que foi feito neste ano.

Segurança
Um estudo do Ipea sobre segurança pública divulgado ontem diz que no momento há 1.081 guardas municipais no país, com 99 mil integrantes. O estudo conclui que tais corporações podem virar organizações idênticas às polícias militares. Em SC já há GMs em Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, São José, Florianópolis, Porto Belo, Balneário Camboriú, Navegantes, Joinville, Rio do Sul, Chapecó e Caçador. A GM de Criciúma foi extinta. A próxima a ser criada (há concurso em andamento) é a de Itajaí.

De volta
Finalmente, depois de tanto tirar órgãos federais de SC, acontece uma reviravolta surpreendente. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou a volta do seu escritório a Florianópolis. Funcionará na sede da Fapesc e deve ser contemplada com parte dos US$ 1,5 bilhão que o governo federal está contratando junto ao BIB para ciência, pesquisa e inovação.

Arquivo
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados decidiu arquivar os resultados de auditoria realizada em Blumenau para investigar o uso de recursos federais em obras de pavimentação no município. A auditoria foi realizada com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) e concluiu que não houve registro da utilização de recursos federais na pavimentação de ruas em Blumenau no período de 2005 a 2012.

O bode
Em debate sobre o contorno viário da Grande Florianópolis, na Assembleia Legislativa, o presidente da Agencia Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Bastos, não descartou novos atrasos na conclusão da obra, para além de 2020, justificando que tudo depende de licenciamentos ambientais. Isso se nenhum ecochato descobrir por lá nenhuma rã, ave ou planta única no mundo e que, por isso, poderia provocar desvios no projeto e atrasos.

O boi
O MP-SC acaba de reunir representantes dos municípios de Governador Celso Ramos, Garopaba, Florianópolis, Itajaí, Navegantes, Itapema e Tijucas para antecipar a busca por soluções conjuntas no processo de combate à famigerada farra do boi. O curioso é que a discussão maior foi em torno da falta de veículos apropriados e pessoas habilitadas no auxílio da captura dos animais de grande porte, soltos em via pública, incluindo aqueles utilizados na prática. E nada do que a quase totalidade das pessoas quer: prisão e condenação dos praticantes de tão brutal insanidade.

Meia boca 1
O Ministério Público Federal em SC ajuizou ação civil pública contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que contrate fiscais, em caráter de urgência, a fim de garantir a fiscalização 24 horas por dia do transporte coletivo rodoviário interestadual e internacional no Estado. Inquérito instaurado constatou déficit de pessoal na ANTT, falta de equipamentos e infraestrutura necessários para garantir uma melhor prestação dos serviços e a segurança dos passageiros.

Meia boca 2
Em Lages, por exemplo, o posto de fiscalização funciona apenas das 6h30 às 16 horas, período no qual não é possível fiscalizar mais do que 60% da frota. Em Chapecó, a sede da ANTT conta com apenas um servidor, não possui veículo para diligências e as fiscalizações ocorrem apenas por amostragem. Já em Joinville, a fiscalização fora do horário de escala dos servidores ocorre apenas em caso de emissão de ordem de serviço por um superior, o que é restrito a poucas ocasiões.

Revoltante
Revoltante o que vinha acontecendo com pacientes oncológicos no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó. A fila para quimioterapia vinha sendo deliberadamente ampliada para privilegiar o atendimento em caráter particular de pacientes por uma clínica médica dirigida pelo coordenador do setor de oncologia do próprio hospital.

DETALHES
De que forma a comunicação pode alavancar o potencial turístico dos municípios? Criatividade: como fazer diferente; marketing estratégico; como a transparência impacta na vida das pessoas e princípios da impessoalidade e da publicidade são alguns dos assuntos em pauta no 2° Seminário Catarinense de Comunicação Pública, entre 22 a 24 deste mês. Inscrições em www.fecam.org.br.

Uma lágrima para a delegada de Polícia e ex-secretária da Segurança Pública de SC, Lúcia Maria Stefanovich, que morreu na madrugada de ontem. Sabia conduzir sua missão com doçura e humanismo.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio