A busca por uma alimentação mais saudável, rica em fibras, proteínas e livre de gorduras saturadas ganha cada vez mais espaço na rotina dos brusquenses. Hoje a preocupação com a saúde tem mudado os hábitos alimentares da população e, para muitos, se transformou em um estilo de vida.

De olho neste público, nos últimos anos muitos restaurantes e lanchonetes têm apostado em oferecer uma alimentação mais natural e saudável. A tendência é que este mercado cresça ainda mais. Em Brusque, não é diferente. A cidade vive cada vez mais uma onda saudável, com estabelecimentos especializados em oferecer alimentos naturais para um público que busca cada vez mais saúde.

A pioneira na comida com uma pegada mais leve na cidade foi a Mascavo Brasil. O restaurante surgiu há 13 anos da ideia de três surfistas que viajavam muito e decidiram trazer este estilo de gastronomia para a cidade.

“Os pratos, as combinações, eram bem diferentes, com uma pegada mais saudável. De lá pra cá, vemos essa crescente, as pessoas têm buscado melhorar a alimentação e buscam ambientes alinhados com esse pensamento”, diz a nutricionista e atual proprietária da Mascavo Brasil, Andressa Scarduelli Walendowsky.

Mascavo Brasil foi o pioneiro na alimentação saudável em Brusque | Foto: Divulgação

Ela destaca que, nos últimos anos, a alimentação saudável se popularizou muito por conta das inúmeras dietas e modismos relacionados ao tema e a cidade sentiu a necessidade de mais opções para este público.

“A gente percebe estabelecimentos novos e tradicionais trazendo opções de mais saladas, mais grelhados, trabalhadores autônomos que acabam fazendo em casa e vendendo marmita, e isso acaba levando essa questão do ser saudável para todos os públicos e classes sociais”.

Andressa afirma que na Mascavo há uma preocupação muito grande com o que se serve. Por isso, como nutricionista, sempre avalia a composição dos cardápios criados pela sua chef de cozinha, para que tenha um equilíbrio entre vitaminas, minerais e proteínas. “Por ser nutricionista eu busco isso. O equilíbrio entre os nutrientes é fundamental para ter uma alimentação e uma saúde melhor”.

O público que frequenta o restaurante é praticamente feminino. Cerca de 80% das clientes são mulheres entre 24 e 40 anos. Entretanto, cada vez mais homens estão optando pela alimentação saudável.

Andressa ressalta que o restaurante não utiliza frituras e nem temperos artificiais.

“É comida de verdade, arroz integral, feijão, salada, legumes, sem muita elaboração. É comida saudável para nutrir o organismo, mas com sabor”.

Quem também viu uma oportunidade de crescer dentro do segmento de alimentação saudável em Brusque foi Carolina Pereira da Conceição Willrich. Há cerca de quatro anos ela iniciou a Carolitas Alimentos, fabricando pães e outros alimentos sem glúten e sem lactose para mercados de Brusque. O negócio deu certo e, há dois anos, em parceria com a nutricionista Ana Beatrice Knop, abriu o Carolitas e Nutri Tice Café Saudável.

No Carolitas e Nutri Tice Café Saudável todos os alimentos são sem glúten e lactose | Foto: Divulgação

No estabelecimento, tudo é sem glúten e sem lactose. No início, o público do café era quem tinha algum tipo de restrição alimentar, entretanto, com o tempo, o local passou a ser frequentado por pessoas que querem simplesmente uma alimentação mais saudável.

“Ao invés de comer uma coxinha frita, a pessoa pode vir aqui e comer uma coxinha assada com linhaça, que vai satisfazer mais e não vai fazer mal. Esse é o nosso intuito, comer com saúde e ser gostoso. Muita gente ainda tem preconceito, acha que vai ser ruim, sem gosto, mas não é. Tudo é muito saboroso”, destaca a empresária.

Carolina percebe que a procura por hábitos saudáveis está cada vez maior e, por isso, é preciso sempre se reinventar. “Tentamos sempre lançar coisas novas porque temos clientes que vêm todo dia e precisa ter um diferencial para comer. Esse ambiente da saudabilidade está bem forte, e a gente quer que a pessoa coma e se sinta bem. Esse é o nosso foco”.

Saudável com agilidade
Foi pensando em oferecer aos brusquenses a opção de uma refeição saudável e leve foi que surgiu o Fresh Deli Juice Café. Há oito meses atuando na cidade, o estabelecimento visa conciliar a alimentação saudável com agilidade.

O local é especializado em saladas e sucos e teve seu cardápio elaborado com a consultoria de uma nutricionista. “Temos saladas bastante variadas, referências do mundo todo. Na parte dos sucos, tentamos alinhar o sabor com a parte nutritiva, não colocamos açúcar, leite, é tudo natural. Isso faz bastante diferença”, diz o sócio-proprietário, Lucas Gevaerd Paes.

Ele observa que esta é uma tendência em todo mundo e o objetivo é abrir os olhos das pessoas para o fato de que é possível comer bem e com saúde. “Hoje a facilidade de encontrar comida orgânica é bem maior, além disso, as pessoas estão cada vez mais conscientes e comendo menos carne vermelha, diminuindo a lactose e aqui em Brusque está começando este processo”.

No Fresh, o público ainda é predominantemente jovem e feminino, entretanto, Paes observa que, aos poucos, as pessoas mais velhas também estão se interessando e buscando hábitos mais saudáveis.

“Tem muita gente mais velha deixando o preconceito de lado e querendo ser saudável. Com o tempo, vejo que vai aumentar ainda mais a disponibilidade de comida saudável, tanto com ambientes especializados, quanto em supermercados e restaurantes”.

Clique no seu prato preferido e aprecie!
[imagelinks id=”208513″]

Deixe uma resposta