Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Operação Carne Fraca eclode em tempo de crescimento do mercado catarinense

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Operação Carne Fraca eclode em tempo de crescimento do mercado catarinense

Raul Sartori

A Operação Carne Fraca eclodiu um mês depois de SC ter exportado 20,7 mil toneladas de carne suína, com faturamento de US$ 45,7 milhões, crescimento de 57,5% na receita em relação ao mesmo período de 2016 e o melhor resultado da história para o mês de fevereiro. No mesmo mês também aumentou a exportação de frango catarinense. Foram US$ 124,3 milhões, 6,9% a mais em relação ao mesmo período de 2016.


Sem jeito
Notável delegado da Polícia Federal em SC, agora aposentado, Roberto Schweitzer sintetizou, em carta publicada ontem na Folha de S. Paulo, o que muitos pensam sobre a Operação Carne Fraca: “O empresário inescrupuloso adultera o produto, o funcionário público corrupto recebe propina para não fiscalizar, o político aproveitador recebe dinheiro por fora, mas errada está a Polícia Federal que apura e divulga. Este Brasil não tem jeito mesmo!”. Ok. Mas a PF precisou de dois anos para fazer a denúncia, prejudicando, em tese, milhões de consumidores?


Mulheres do Brasil 1
As empresárias Luiza Trajano, que comanda uma das maiores redes de varejo do país (Magazine Luiza), e Sônia Hess, do Conselho de Administração do Grupo Restoque e ex-presidente da Dudalina, estarão hoje em Florianópolis para lançar o Movimento Mulheres do Brasil em SC, a convite das empresárias Annalisa Dal Zotto e Fernanda Bornhausen Sá, que ajudaram a fundar o grupo no Estado. Apartidário, criado em 2013 com o objetivo de discutir temas ligados ao Brasil, o MDB é composto por mulheres de vários segmentos que têm, em comum, o propósito de serem protagonistas na construção de um país melhor.


Mulheres do Brasil 2
Em SC foi criado em agosto de 2016 e já conta com quase 40 associadas. Por iniciativa da desembargadora Salete Sommariva, que atua na área do combate à violência, uma das principais bandeiras da seção catarinense do MDB é a construção de uma Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) feminina. As Apacs são entidades civis de direito privado que atuam na reinserção dos presos à sociedade.


Pôncio Pilatos
O prefeito de Laguna, Mauro Candemil, é o perfeito Pôncio Pilatos. Lavou as mãos e a construção de uma penitenciária industrial no município, com projeto apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Municipal anteontem, com direito a estridente protesto de dezenas de pessoas, contrárias à obra, tende a ser uma novela, cujos capítulos, iguais aos de agora, já foram vistos em Palhoça e Imarui.


Saúde cara
Por isso que a saúde acaba ficando cara, muito cara, e todos acabam pagando. É o caso do Hospital e Maternidade São Sebastião, de Florianópolis, que foi às últimas consequências judiciais e conseguiu ser desobrigado de contratar farmacêutico, nem fazer inscrição no Conselho Regional de Farmácia do Estado de SC.


Sessão de advertência
Nem tudo é tragédia no mundo das drogas. Há bons exemplos, como o dado pela 2ª Vara Criminal da comarca de Itajaí, que realizou há dias sua primeira sessão coletiva de advertência qualificada deste ano. Reuniu 40 pessoas autuadas pela prática da infração penal de posse de drogas para consumo pessoal que ouviram, atentamente, palestra sobre os efeitos nocivos das drogas. Também foram postos à disposição deles tratamento da dependência química e auxílio na busca de emprego.


Sede própria
Em tempos de Lava-Jato, o Ministério Público do Trabalho de Joaçaba fortalece sua atuação com a inauguração da sua sede própria, hoje. A conquista é fruto do empenho do deputado federal Jorginho Mello (PR), que conseguiu incluir a emenda no Orçamento da União.


Pode-e-não-pode
Ainda se registram mortes ou ferimentos graves em estudantes submetidos a trotes no país, que em SC são proibidos pela lei estadual 15.431, de 2010, que também não permite doações de bens e arrecadações de dinheiro nas sinaleiras. Mas isso não impede que os estudantes continuem realizando essas ações abusivas dentro e fora da universidade, como na UFSC, que são permitidas em alguns centros acadêmicos, mas “sem opressão”. Hum…


CNH
O site do Senado informa que está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania projeto do senador Dário Berger (PMDB-SC) que autoriza o início do processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) três meses antes do jovem completar 18 anos, que é a idade mínima para se dirigir veículos automotores no Brasil. A única exceção é o teste prático, que só poderá ser feito após a maioridade.


DETALHES

  • A exemplo de 2016, os Tribunais Regionais do Trabalho não poderão repor os cargos vagos decorrentes de aposentadoria em 2017. O TRT-SC contava até dia 15 passado com 27 cargos vagos, número que deve aumentar consideravelmente até dezembro, pois até lá 129 servidores já terão cumprido os requisitos legais para pedir aposentadoria.
  • O governo federal reconheceu segunda-feira situação de emergência em 81 municípios brasileiros, entre eles Porto Belo, em SC, onde uma ponte sobre o rio Vina sofreu abalos e foi interditada no final de janeiro passado, no centro da cidade.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo