Conteúdo exclusivo para assinantes

Oratório na Comunidade Sagrado Coração de Jesus homenageia Nossa Senhora das Dores

Fiéis ajudaram na construção da estrutura no Guarani com dinheiro e muito trabalho

Oratório na Comunidade Sagrado Coração de Jesus homenageia Nossa Senhora das Dores

Fiéis ajudaram na construção da estrutura no Guarani com dinheiro e muito trabalho

Graças ao entusiasmo do padre Luciano Toller e dos fiéis, a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do bairro Guarani, conta com um belo oratório em homenagem à Nossa Senhora das Dores. Hoje, comemora-se o dia em honra à santa, e nesta sexta-feira e sábado haverá a festa da capela.

A história da construção do oratório é também a história da devoção de diversos colaboradores que ajudaram financeiramente ou com trabalho duro na pintura e preparação do local.

Tudo começou nos primeiros meses de 2015, com a vontade do então padre da comunidade de construir o oratório em homenagem à santa. A imagem de Nossa Senhora das Dores foi encomendada e feita pelo artesão Conrado Moser, de Treze Tílias, no Oeste catarinense.

Divulgação

Segundo o padre Toller, foram oito meses até a finalização da imagem, que é toda feita em madeira. Mas ela é especial e única no mundo. Cada detalhe foi retirado de uma imagem diferente.

Por exemplo, o padre Toller pediu que as mãos fossem de tal forma, como numa imagem de Nossa Senhora pesquisada. Que a cabeça fosse de outro jeito, similar a outra figura, e assim por diante. A Nossa Senhora das Dores do Guarani reúne diferentes elementos num só ícone de fé.

Após a imagem ficar pronta, chegou a hora de comunidade colocar a mão na massa. Em 2016, foi iniciada a obra do Oratório. A imponente estrutura tem 7 metros de comprimento por 5m de largura, e 5m de altura.

O padre conta que foram vários dias de trabalho e que a comunidade foi muito importante para que a obra se concretizasse. Fiéis contam que ficavam até de madrugada ajudando nas pinturas que hoje embelezam o espaço.

Em 10 de setembro do ano passado, foi a inaugurada a primeira fase da obra, com as sete pinturas das dores de Maria. Em dezembro, ela foi completamente terminada, com as sete alegrias.

O oratório
Dentro do oratório há, ao todo, 14 imagens pintadas nas paredes. “As pinturas a frente retratam as sete dores de Maria. As pinturas laterais as sete alegrias”, explica padre Toller.

As imagens que foram pintadas nas paredes foram selecionadas pelo sacerdote junto com a comunidade, para que retratassem da melhor forma as alegrias e tristezas de Maria, conforme manda a tradição católica.

Para o padre, o oratório é importante e a história de vida de Maria serve de exemplo. “Pela sua vida, Maria é modelo. Os desafios fazem parte, mas as alegrias têm que marcar nossa vida. A vida dela cabe em nossa vida”.

“O oratório apresenta e traz o belo, ou seja, a arte. Algo tão significativo para a nossa fé católica. A beleza movimenta nosso coração para o amor, através da beleza fazemos uma experiência com o transcendente”, acrescenta.

A festa
A tradicional festa da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, do Guarani, ocorre nesta sexta-feira e neste sábado. Haverá o saboroso churrasco de igreja, prato quente e animação com Os Noturnos e Legião Gaúcha.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio