Órgão de tubos da Igreja Luterana de Brusque será restaurado

Instrumento fabricado na década de 1950 foi danificado pela ação de cupins

Órgão de tubos da Igreja Luterana de Brusque será restaurado

Instrumento fabricado na década de 1950 foi danificado pela ação de cupins

Além da restauração da estrutura da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Brusque (IECLB), a comunidade pretende restaurar o órgão de tubos, instrumento que faz parte da igreja brusquense desde a década de 1960. “O órgão foi fabricado na década de 1950 pela fábrica Edmund Bohn, de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O maestro Aldo Krieger foi quem tomou a iniciativa de construir o instrumento e trazê-lo para a nossa igreja”, conta o pastor Cláudio Schefer.

Galeria

De acordo com Schefer, o instrumento que ocupa boa parte do piso superior da igreja, e é marca registrada dos cultos, passou por alguns reparos de problemas pontuais, mas agora a intenção é trocar toda a parte mecânica do instrumento para que ele funcione melhor. “Uma reforma como esta que estamos querendo ele nunca teve. Queremos fazer isso para que o som dele saia melhor”, diz.

Na tarde de terça-feira, 21 de janeiro, o mestre organeiro Georg Jann, da cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, esteve na igreja para avaliar o instrumento. “Ele nos apresentou duas propostas: a primeira, de um órgão totalmente novo por R$ 600 mil, e a outra que é a restauração completa deste por aproximadamente R$ 400 mil. Vamos avaliar as propostas porque só a restauração do órgão vai elevar muito os custos da obra”.

Segundo Schefer, a reforma do instrumento é necessária, já que ele foi danificado pelo tempo e pela ação de cupins. “Nos reparos feitos anteriormente, foram colocados alguns materiais que comprometeram o funcionamento interno do instrumento. Estamos otimistas com essa restauração, é um anseio antigo. Confiamos no apoio da comunidade e amigos”, finaliza o pastor.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio