Se você for um viajante de primeira ou centésima viagem, cuidado para não cometer os 10 erros mais comuns por quem viaja! Sempre temos a sensação que estamos esquecendo algo né?  E às vezes mesmo sendo um passageiro frequente é bom lembrar de algumas coisas que são importantes de fazer antes da viagem, para não se tornar um problema.

Confira do vídeo com as dicas

Pesquisando sobre o destino você já vai saber se esse lugar faz parte do seu perfil, se é isso que você busca conhecer ou experienciar. Se as atrações cabem no seu orçamento, ou deixar de conhecer um lugar super legal e importante porque não pesquisou antes. Além disso, muitos lugares têm regras e costumes diferentes dos nossos, o que pode causar desconfortos se você não souber disso antes de ir. Eu amo pesquisar cada possibilidade que o lugar, e a cultura podem proporcionar, aproveitar ao máximo.

Se você não tiver outra opção, tudo bem, porém se você puder optar, não viaje na alta temporada. Na alta temporada você pagará muito mais caro pelas passagens, hotéis e passeios, sem contar as filas enormes para entrar nas atrações, e utilizar transportes públicos. O ideal é viajar próxima da alta temporada, antes ou depois. Você com certeza pagará mais barato e poderá usufruir muito mais.

Eu confesso que sou a louca do roteiro, coloco no google maps as distâncias de cada ponto turístico para deixar tudo super certinho. Mas você não precisar ir tão a fundo assim como eu, porém evite não planejar nada, deixando a sorte. Um planejamento básico para otimizar o seu tempo e até economizar dinheiro é fundamental.

A emoção de deixar para reservar na hora ás vezes pode ser legal até. Porém isso acaba muitas vezes saindo mais caro do que reservar com antecedência, e ainda você pode pegar um hotel bem ruim. Se for alta temporada então nem pense nessa opção! Reserve com antecedência. Dica: se você está se aventurando e não tem nada reservado, pesquise então por algum aplicativo, é melhor reservar pelo aplicativo do que chegar na hora no balcão, pois no balcão o preço costuma sair mais caro.

Mesmo se você planejou utilizar somente dinheiro na viagem é fundamental levar um cartão de crédito para eventuais emergências ou sacar dinheiro se necessário. Mas para isso você deve habilitar seu cartão para uso internacional. Ás vezes o aviso viagem pode demorar para ser efetuado, 1 ou 2 dias, então a dica é sempre o fazer 2 dias antes de embarcar.

Uma coisa que eu te aconselho, fuja disso! A prima pede só um cremezinho, a cunhada um batom, o irmão um tênis, e quando você vê, tem uma lista inteira para perder seu tempo procurando, e ainda ocupando espaço e peso na mala. Eu sei que é difícil dizer não, mas acredite vai valer a pena!

Nas nossas primeiras viagens sempre levamos coisas demais, nos sentimos inseguros e achamos que vamos precisar de tudo. Com o tempo vamos aprendendo a viajar mais leves. É difícil eu sei, mas cada vez que conseguimos diminuir o peso da mala, nos sentimos vitoriosos e percebemos que dá sim para viajar com menos coisas e fica muito mais fácil.

Ir viajar sem seguro pode ser um perrengue sem tamanho. Em alguns países não existe o nosso SUS por exemplo, então utilizar o hospital só para algo leve pode sair mais caro que sua viagem inteira. É sério! O seguro viagem é barato em relação ao resto dos seus custos. Então por favor, não cometa esse erro.

Há uma frase que diz: Quem converte não se diverte! Sim, ás vezes ela tem razão, mas quando euro por exemplo está beirando os 5 reais e você não converter os gastos, pode ser um estrago bem grande. Cuidados com comprinhas desnecessárias, ou querer fazer tudo que tem de atrações de uma vez. Planeje, com certeza você encontrará coisas legais para fazer de acordo com seu orçamento. E é sempre bom voltar com dinheiro para já colocar no cofrinho da próxima viagem.

Aqui falo principalmente do passaporte, visto e identidade, em cada caso. Ou também de algum outro documento que dependendo o propósito da sua viagem pode ser importante. Use a tecnologia a seu favor, guarde em seu e-mail e na nuvem.  Aqui também vale para documentos de trabalho, caso acontecer algo com seu notebook, por exemplo.