Outubro Rosa: conheça a história de Maria José Fraga

Outubro Rosa: conheça a história de Maria José Fraga

Maria José Fraga

Idade: 79 anos
Bairro: Souza Cruz
Profissão: Aposentada

Em 1994, Maria José Fraga realizou a retirada da mama esquerda. Na época, foi mais uma questão de prevenção, tanto que ela não precisou de tratamento: embora tivesse um tumor, optou por remover o seio antes que ele se agravasse.

Mais tarde, em 2006, por conta de uma íngua, ela retirou também o seio direito. Teve uma recuperação tranquila e, desde então, faz acompanhamento médico e consultas anuais. “O médico me falou que eu fui abençoada.”

Além dela, a filha e algumas sobrinhas também tiveram câncer de mama. Maria José conta que começou a frequentar a fisioterapia na Rede Feminina junto com a filha, no final do ano passado.

“Eu ia sempre sozinha ao médico. Fiz a primeira cirurgia em Florianópolis, foi muito tranquilo. A segunda operação eu fiz toda pelo SUS, foi mais tranquilo ainda. Só fiquei mais abalada”, diz ela, que demorou para contar para a família quando soube que teria que retirar o outro seio.

Quem percebeu que ela estava “escondendo” alguma coisa foi a neta, e então Maria José reuniu os familiares para contar. “Falei que não estava doente. Que tinha decidido tirar a outra mama, e pedi a opinião de todos, que me apoiaram muito.”

Veja também: 
Jair Bolsonaro vence com folga em Brusque, Guabiruba e Botuverá

Eleito, Comandante Moisés alcança vitória histórica em Brusque

Motorista atropela mulher e é detido por policiais à paisana em comemoração pró-Bolsonaro

Governo quer acompanhamento individual de recém-nascidos para reduzir taxa de mortalidade

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Marido agride mulher e a impede de sair de casa para votar, em Blumenau