Se você for viajar no mês de outubro e encontrar o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, ou até mesmo a London Eye cor de rosa, não se assuste, há uma linda explicação para que o mundo esteja mais delicado nessa época do ano.

Outubro, há mais de duas décadas, é considerado mundialmente o mês da campanha de prevenção do câncer de mama e de colo do útero. Foi em 1990 em Nova Iorque que aconteceu a primeira Corrida pela Cura. Os atletas participantes usaram um laço rosa na altura do peito, o que veio a ser o símbolo do movimento.

É o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. De acordo com as pesquisas, a cada ano, o número de casos no país cresce 2%, o equivalente a 57 mil novos casos da doença por ano. Por isso que a prevenção é tão importante, pois, se identificado logo no início, o quadro da doença tem muitas chances de reversão, conscientizar a sociedade sobre a importância da detecção precoce da doença.

Um movimento tão nobre e que atinge mulheres no mundo todo, não poderia ficar só em um país, por isso ao longo dos anos vem se renovando as diversas formas de chamar a atenção para o movimento: o mais conhecido é o lacinho, muitas pessoas durante o mês o utilizam. Entidades voluntárias, como Rede Feminina de Combate ao Câncer, lançam camisetas personalizadas, e com o dinheiro da venda ajudam a manter o auxílio para aquelas que precisam por causa da doença.

Uma das formas que o mundo encontrou de estimular e divulgar a causa é chamar a atenção pela cor. Não se sabe ao certo como surgiu a ideia de iluminar monumentos, pontos turísticos, instituições públicas e privadas.

A ação já se tornou um dos símbolos do mês. Vai além de uma imagem diferente do monumento, a luz cor de rosa para uma mensagem poderosa, de que o câncer de mama pode sim ser prevenido. Chama a atenção para a importância de se cuidar, fazer o autoexame, mamografia e papanicolau.

Isso também nos mostra que, apesar de tantas guerras entre as nações e notícias ruins, o mundo muitas vezes se une em causas como essa, e porque não incentivar a se unir por tantas outras que também merecem a devida atenção?

Repare nisso quando for viajar. Busque as coisas boas que os outros países e culturas têm e que seria maravilhoso termos no nosso país também. A campanha outubro rosa também começou assim, e olha onde chegou. Viajar também tem disso, não é só bater fotos dos lugares turísticos, ou comer a comida típica. Para mim é muito mais, é poder trazer um pouco do lugar, da cultura e sim, quem sabe poder fazer a diferença.

“Se cada um ajudar um pouco, imagina a construção que poderemos fazer”, já dizia Oscar de Jesus Klemz

Outubro rosa no Brasil

São Paulo, a nossa cidade mais cosmopolita, não poderia ser diferente. Foi ela que começou o movimento no Brasil, em 2 de outubro de 2002, e o escolhido para ser iluminado foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista – o Obelisco do Ibirapuera.

Mas foi por meados de 2008 que realmente ganhou força e mais entidades aderiram à campanha, espalhando a cor por todo o país. Além disso, a própria sociedade abraçou a causa, iluminando suas empresas, casas, incentivando seus funcionários a usarem o lacinho, camiseta, enfim, o mundo é cor de rosa em outubro.

No vídeo abaixo eu mostro como é simples iluminar essa causa.

Vista esta causa

Se você quiser adquirir a camiseta, elas estão sendo vendidas na sede a RFCC de Brusque, ou ligue 47 3351-0200.


Frase: Prevenir é um ato de amor… com você, com seu corpo e com todos que te amam
Priscilla Rodighiero