Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

O olhar de Jesus ressuscitado

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

O olhar de Jesus ressuscitado

Pe. Adilson José Colombi

A CF2020 chamou a nossa atenção a respeito do poder e do significado do olhar humano. De fato, pelo olhar podemos expressar quase tudo o que se passa em nosso interior. O olhar é a porta de saída e de entrada de nossa vida. Do nosso olhar podem sair verdades e mentiras, amor e ódio, alegria e tristeza, gestos de amizade e de vingança, compaixão e indiferença, desprezo…. É impressionante a capacidade de comunicação do olhar humano.

A CF2020, nessa Quaresma que vivemos em preparação a Páscoa do Senhor, não só nos lembrou do poder e do significado do nosso olhar humano, mas nos ajudou a exercitar nosso olhar na perspectiva do Bom Samaritano parábola do mesmo nome. Em outras palavras, educou-nos, pela reflexão e treinos práticos, a executar gestos efetivos de compaixão, superando o olhar indiferente, por meio da conformidade do nosso olhar ao olhar de Jesus, o Samaritano por excelência. Inserir, portanto, em nosso viver de cada dia, um olhar configurado ao olhar de Jesus. Mais ainda agora depois de viver o Memorial da Páscoa do Senhor. Aprender dele a olhar as pessoas, as coisas, os acontecimentos com um olhar de ressuscitados em Jesus Cristo.

Para isso, necessária se faz uma mudança de vida que tem seu início na transformação radical do nosso modo de olhar as pessoas, as coisas, os acontecimentos… Não bastam fazer belas e profundas reflexões sobre a realidade “vista” ou tecer ásperas críticas e denúncias, procurando os “culpados” pela situação “vista”. Parar por aí, e achar que já fez o bastante. Não é a atitude ensinada pelo Cristo, por palavras e gestos. Talvez até possa ser útil e oportuna, em certas circunstâncias. Não pode, porém, encerrar-se aí o alcance do olhar de ressuscitados com Cristo. Tem que necessariamente ir mais adiante. É isso que a CF2020 ensina com seu tradicional método: Ver, Julgar e Agir.

Não basta só “ver” e externar alguns juízos ou julgamentos, sem uma fundação sólida. Por isso, a CF busca na Palavra de Deus, a iluminação e a inspiração para, a partir da visão da realidade, começar a olhar essa mesma realidade com o Olhar de Deus, com olhar do Cristo Ressurreto. Para nós, cristãos, foi-nos dado pelo próprio Pai, o modelo mais bem-acabado para o nosso olhar: o Olhar de Jesus. Um olhar de compaixão, que não pode ser confundido com as nossas expressões: dó, pena “coitadinho”.

Também, não é suficiente se admirar, apreciar, encantar-se com o olhar misericordioso, caridoso de Jesus e ficar satisfeito com a contemplação do belo exemplo. É preciso ir mais além. Passar do “julgar” para o “agir”. Trata-se, portanto, de, após olhar a realidade com o “olhar de Jesus”, partir para tentar inserir no nosso modo de agir, do dia a dia, os mesmos gestos e atitudes do próprio Jesus. Claro que isso exige uma atitude de fé. Fé que tem que ser o pano de fundo de todo o ver, o julgar e o agir de quem se diz discípulo do Mestre Jesus. Fé que é dom gratuito de Deus, mas também tarefa humana. Tarefa que começa com um encontro pessoal com Jesus, que nos convida a conviver com ele e, gradativamente, vai nos educando a olhar, como ele olha as pessoas, as coisas, os acontecimentos, a realidade total.

Só, portanto, num clima de fé, vamos aprendendo a ver, a julgar e agir como Jesus ensinou e fez. Só se aprende a amar, amando. A ser misericordioso, vivendo efetivamente a misericórdia. A “ser próximo” do necessitado, exercitando concretamente a “proximidade”, saindo do meu “pedaço” egoístico e “ir ao encontro” do caído à beira do caminho. Pela fé, Jesus nos ensina a ser misericordioso como o Pai é misericordioso. Ele nos ensina a Olhar como ele olha.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo