Padre Joãozinho participará da escolha do novo superior-geral dos dehonianos em Roma

Ele foi um dos poucos escolhidos no mundo para tomar parte do XXIV Capítulo-Geral

Padre Joãozinho participará da escolha do novo superior-geral dos dehonianos em Roma

Ele foi um dos poucos escolhidos no mundo para tomar parte do XXIV Capítulo-Geral

O padre Joãozinho, natural de Brusque, será um dos poucos a participar dos XXIV Capítulo Geral da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, os dehonianos, no mês que vem. O sacerdote, um dos nomes mais conhecidos no país pertencentes à congregação, faz parte de um seleto grupo que se reunirá em Roma, na Itália, para o evento que elegerá o próximo superior-geral.

A Congregação do Sagrado Coração de Jesus está sem um superior-geral eleito desde abril. Naquele mês, o papa Francisco nomeou o padre alemão Heiner Wilmer, então superior-geral, bispo da Diocese de Hildesheim (Alemanha).

Com isso, o vigário-geral Carlos Enrique Caamaño Martin assumiu o posto. “Serei um dos delegados da nossa congregação para o Capítulo-Geral que vai acontecer em Roma. O Papa Francisco acaba de nomear o nosso superior-geral bispo. Então estamos sem superior-geral [eleito]”, afirma o padre Joãozinho.

Padre Joãozinho explica que ordinariamente os capítulos gerais ocorrem a cada seis anos. O último foi há três anos, portanto, o próximo seria somente em 2021. O Capítulo Geral foi convocado fora de hora devido à nomeação do ex-superior-geral para o bispado. 

O Capítulo Geral ocorrerá entre 14 e 27 de julho na sede da Igreja Católica. São esperados 77 padres do Sagrado Coração de Jesus. Há, no mundo todo, aproximadamente 2 mil sacerdotes da congregação.

De acordo com comunicado divulgado pela congregação em cinco idiomas, os capitulares serão os superiores maiores das províncias e das regiões e dos membros da Cúria Geral. Também haverá delegados das províncias, regiões e distritos dependentes do superior-geral, determinados de acordo com a quantidade dos membros das entidades.

A pauta do capítulo-geral é composta por três temas principais: eleição da nova administração, orientações para o novo governo da congregação e uma avaliação do status da entidade católica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio