Palestra marca passagem do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é comemorado o dia do profissional

Palestra marca passagem do Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é comemorado o dia do profissional

Você sabe quem é o profissional responsável pela identificação de pessoas expostas a situações de risco, orientação para uso adequado dos serviços de saúde e pelo fortalecimento dos elos entre o poder público e a comunidade? É o agente comunitário de saúde, que nesta quinta-feira, 4 de outubro, comemora o seu dia nacional. Para marcar a data, a Prefeitura de Brusque promoveu um encontro especial com os 160 profissionais que atuam no município. 

O evento foi realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos e contou com a presença do palestrante Júnior Hostins, que proferiu uma palestra especial com o tema “Cuidar de quem cuida”. A abertura da reunião foi realizada pelo prefeito Paulo Eccel e na ocasião também estiveram presentes o secretário de Saúde, Luís Fernando Sanni, a diretora de Atenção Básica, Estela Maris Ribeiro, e outros profissionais da Secretaria.

Em Brusque, os agentes comunitários de saúde participam de capacitações mensais em uma busca constante pela qualificação profissional e pela oferta de um atendimento ainda melhor para os moradores, atuando como articuladores entre a comunidade e a equipe de saúde. Por meio das visitas, os agentes levam atenção, promoção, prevenção e cuidados à saúde para dentro dos domicílios, explicando a importância de vacinar as crianças, promovendo reuniões com pequenos grupos, dentre outras atividades.

Lei
De acordo com a Lei nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Fonte: Secom Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio