Papo de Bar Número Mil
Isso mesmo, essa coluna Papo de Bar de hoje é a de número 1.000 (um barão, como diriam os antigos). Que coisa! Comecei a escrever aqui no O Município em 2001, a convite do meu amigo e irmão Claudio José Schlindwein. O Cláudio já tinha mudado a minha vida quando me levou para estudar em Joinville, na Escola Técnica Tupy, isso lá em 1989. Devo muito a ele, mas acho que nem tenho como pagar por tanto! Mas se a minha simples amizade valer alguma coisa, então é com ela que vou lhe pagar e lhe agradecer para sempre, meu amigo! Nesses 21 anos escrevendo aqui nesse espaço já tivemos muitos momentos alegres e outros nem tanto, mas o que fica é que sempre tentamos tratar a todos com o máximo de respeito e consideração, mesmo quando a piada era inevitável. No mais só temos que agradecer o carinho dos nossos leitores, que não são muitos, mas que são muito fiéis, e também aos nossos patrocinadores, que estão conosco há tantos anos! Seguimos em frente…
Presente
E o presente que o Papo de Bar ganhou foi que o governador Carlos Moisés esteve ontem aqui na região para o lançamento do edital de contratação das obras da Barragem de Botuverá, que contará com investimento de R$ 110 milhões na primeira etapa, com recursos do programa de Planejamento Hídrico do Governo do Estado. Eu só acredito vendo, ainda mais em ano de eleições, mas enfim, já é um começo!
Bom dia, Pepe Legal, tudo bem?
Eu já venho há tempos escrevendo aqui que as redes sociais vão acabar com os relacionamentos entre as pessoas. Desde os tempos do Orkut (tás velho, né Lauritx!) nunca gostei muito de rede social, nem na época do Facebook, que foi uma coqueluche, nunca fui muito ativo (sem duplo sentido!) e no Instagram também uso muito pouco, na verdade não gosto. Uma rede que uso um pouco mais é o Twitter, mais pelas notícias e informações, e pincipalmente porque é uma ferramenta que você não precisa ficar mostrando a sua vida para ninguém. Mesmo assim, cada vez que vou escrever algo no Twitter, eu escrevo, reescrevo, leio, penso, leio de novo, umas 10, 20, 30 vezes para não escrever algo que possa mudar a minha vida para o caos e essa preocupação herdei da minha experiência aqui no jornal. Não sei se você sabe, mas muitas pessoas ficam aguardando você dar uma escorregada para poder te espinafrar. Uma boa parte delas não espera que você faça algo bom para poder te elogiar, elas preferem esperar uma falha sua para poder te condenar, te ridicularizar e te detonar, principalmente nas redes sociais, onde habitam vários e vários idiotas que se por acaso não existisse um Instagram, ou um Facebook da vida, eles jamais seriam nem vistos, nem notados e muito menos ouvidos. Então é isso, escute o conselho de um burro: se você gosta de dar bom dia a cavalo nas redes sociais, cuidado porque você pode cair dele um dia!
Impotência total
Quer dizer que arrancar as árvores é a nova solução para acabar com os moradores de rua aqui em Brusque? Olha, se for assim, podemos largar né, gente! Que fase! Não tem como resolver de outro jeito mesmo essa situação? Estamos tão impotentes que acho que nem aquele pessoal lá do Boston Medical Group consegue resolver essa parada! Que vergonha, Amarildo!
Se der sopa, é créo!
Falando em moradores de rua, pessoal que mora perto dos “núcleos” onde eles habitam aqui na cidade é preciso ficar de olho mesmo! Olha só o que deu com o personal que é coach lá, coitado!
Pela média?
Uma pesquisa conduzida no estado do Colorado, nos Estados Unidos, descobriu que o consumo de álcool pode prejudicar mais o cérebro do que o consumo de maconha. Fica a pergunta de um amigo meu: “Ô Lauritx, e quem usa os dois, daí como é que fica essa conta? Como faz? Faz pela média?”. Essa conta só com o matemático Oswald de Souza!
E se…
– Ô Lauritx, e se a Rússia invadisse Santa Catarina? Onde é que tu ías te esconder?
– Olha galego, eu iria lá pra Blumenau, me esconder na sala de troféus do Metropolitano! Nunca ninguém iria me achar lá, até porque acho que nem tem, né!
Não conseguiu
Rapaz, se nem o Tom Brady, que é rico pra cacete, e ainda por cima é casado com a XL Bundchen, conseguiu ficar muito tempo aposentado em casa com ela, imagina nós, pobres mortais? “Tamo” morto!
Bruscão ê ô!
Amanhã o Bruscão pega o Avaí, e se ganhar, me arrisco a dizer que tem tudo para conseguir o tão sonhado bi-campeonato catarinense, sendo que o primeiro título foi conquistado há exatos 30 anos por aquele time que tinha Cláudio Freitas, Jair Bala, Palmito, Solis, Neilor e cia! Seria mais do que merecido!
Que fim triste
Na UFSC ainda continua obrigatório o uso de máscaras para todas as pessoas que circulam por lá, mesmo com o decreto do governo do estado! Antes uma referência de estudo de excelência e de grandes cabeças pensantes, a Universidade Federal de Santa Catarina hoje virou um antro de gente que só pensa no seu próprio umbigo (e salário!) e em ideologias que em nada ajudam os nossos jovens que estão lá para estudar! Quem já passou por lá nos últimos tempos sabe do que estou falando. Como pode virar uma bagunça dessas um lugar que todos queriam estudar e que todos queriam que os seus filhos também lá estudassem? Virou terra de ninguém! Culpa de quem, será?
Puxando o Saco
O “Puxando o Saco” dessa semana vai pros aniversariantes Jackson Roberto Marcolla (Jaco), meu primo Felipe Vieira, Frank Rieg, Luciano Kohler (Nono), Tico Testoni, Marquinho Hort, Alex Sandro Mannrich (Léke), Valdir Hinselmann, Lauriano Maestri, Willian Molina, Cládiston Küster (Fêta), Marciano Pavesi, Guilherme Zaniboni, Edevaldo Piazza, Sandro Barg, Charles Habitzreuter, Douglas Hassmann, Clayton Coutinho, Sérgio Volkmann (Chucrute), Bianca Voltolini, Marco Aurélio Dias, professor Celso Westrupp, Herivelto Pereira, e em especial pro meu pai Oscar José Lauritzen que está completando 75 anos amanhã. Bom final de semana a todos e fiquem com Deus!
Sabedoria Butecular
“Toda churrascaria tem buffet de salada e nenhum restaurante vegano serve churrasco. Pensem!” – filosofia do Kar Ado Xu RaxKo