Líder do governo Matias Kohler na gestão passada, Cristiano Kormann, o Sano (PP), assumiu a presidência da Câmara de Vereadores em 2017 com ampla maioria.

O pepista diz que o ano passado foi marcado pelo consenso, uma vez que a vasta maioria dos projetos foi aprovada por unanimidade.

Para Kormann, 2018 será importante porque devem aportar no legislativo guabirubense matérias importantes, como a nova licitação da coleta de lixo e a renovação ou não com a Companhia Catarinense de Saneamento e Água (Casan).

Principais projetos
“Para 2018, temos a previsão de que projetos importantes cheguem. Um dos mais importantes é a participação da Câmara para a renovação ou não do contrato com a Recicle.

Agora ficou definido que não se trata mais de renovação. Será uma nova licitação porque é preciso incluir também a coleta seletiva. Será um novo processo licitatório, e a Câmara já tem dois vereadores na comissão que fará este processo.

Outro projeto importante é a renovação ou não do contrato com a Casan. Já tem uma sinalização do Executivo de que a renovação não vai acontecer, então, acreditamos que a Câmara também terá participação na questão do abastecimento de água do município.

Vamos ter também a revisão do Plano Diretor em 2018. Acreditamos que as audiências públicas são bastante importante nessa discussão”.

Eleições 2018
“Não tenho intenção em candidatar a deputado estadual. Temos um pré-candidato, que é o Marquinho Habitzreuter, mas isso depende da comitiva estadual.

O que nós temos como objetivo e é o nosso discurso é apoiar candidatos da região por causa da falta e da fragilidade política da nossa região no estado”.

Comunidade escolar
“Demos continuidade ao projeto, junto com os professores da rede de Ensino Médio,  no qual os alunos tem, em Guabiruba, a matéria de conscientização política. Isso vem tendo uma participação muito boa da juventude do município com a administração municipal como um todo.

Também tivemos o início de um trabalho com os grêmios estudantis do município. Para ver deles a necessidade da juventude, o que eles esperam da nossa administração.

Participaram os grêmios estudantis das escolas João Boos, Carlos Maffezzolli e também da Osvaldo Ludovico Fuckner, que é de Ensino Fundamental, mas que tem grêmio estudantil. Esse foi mais um trabalho iniciado no ano passado”.

2017
“Foram votados 45 projetos, quase todos aprovados por unanimidade, somente em um ou dois houve algum voto contrário. Nesta questão, é bastante positivo. A gente, como presidente, vem fazendo o mesmo trabalho que fazia como líder de governo da primeira gestão do prefeito Matias. Tendo uma boa conversa com a oposição, procurando atender as reivindicações.

Os funcionários da Câmara vêm dando atenção especial às indicações dos vereadores. Acho que com isso conseguimos atender a demanda, tanto é que o ano foi bastante tranquilo com relação à Câmara.

Tivemos também em 2017 três sessões da Câmara Itinerante. Mantivemos esse projeto, que achamos importante para a aproximação da população com a Câmara de Vereadores.

As três sessões tiveram bastante participação popular. Algumas foram em bairros pequenos do nosso município, como o Planície Alta.

Também tivemos a sessão itinerante dentro do colégio João Boos, que achamos muito positiva. Teve participação da ADR [Agência de Desenvolvimento Regional]. Realizamos bem na época da fase de licitação do projeto da reforma do João Boos.  Parece que isso está se desenrolando agora, acreditamos que contribuímos com isso.

Em 2017, também continuamos as sessões solenes pelo segundo ano, visto que não existia há alguns anos no nosso município. Como entidade, a Apae foi homenageada, e também pessoas que foram importantes nos 55 anos de história do município.

É importante ressaltar que entregamos à prefeitura a sobra dos recursos de 2017. Foram R$ 335,4 mil que foram devolvidos. Parabenizamos aos vereadores que contribuíram para que esta economia fosse feita.

Foram mais de 20% de economia do orçamento total da Câmara para 2017”.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980