Para evitar multas: saiba como pedir autorização para carreata de Papai Noel em Brusque e região

Cada município apresenta formas de conseguir autorização para este tipo de veículo e ação

Para evitar multas: saiba como pedir autorização para carreata de Papai Noel em Brusque e região

Cada município apresenta formas de conseguir autorização para este tipo de veículo e ação

Com a chegada do fim do ano, é comum aumentar o número de carreatas de Natal nas ruas de Brusque e região. Cada município apresenta formas de conseguir autorização para este tipo de veículo e ação, necessários para evitar multas e problemas. Como ocorreu em 2013, quando Brusque foi pauta do noticiário nacional após uma multa ser aplicada ao Papai Noel.

Naquele ano, no dia 23 de dezembro, um caminhão que circulava com o bom velhinho pela rua Rodrigues Alves, no Centro, foi abordado por um agente da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e multado.

Na ocasião, a infração, gravíssima, resultou na perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,32. O veículo fazia parte de uma ação que distribui presentes para crianças carentes há cerca de 20 anos. A multa teria sido aplicada porque o Papai Noel e outras pessoas estariam em pé sobre a carroceria do veículo.

Para este ano, o diretor de Trânsito, Renato Bianchi, até a última quinta-feira, 2, foram autorizados apenas três carreatas em Brusque. Ele explica que é obrigatório ter a autorização e saber quais as regras que têm que ser cumpridas.

“Existem regras, como quantidade de pessoas em cima do veículo, a questão de menores, que procuramos não autorizar que estejam sobre as caçambas. Se pegarmos alguma carreata sem autorização, as pessoas que estiverem participando serão orientadas a parar com a carreata”, conta.

Renato ressalta que a autorização é importante para que a diretoria tenha controle e oriente como fazer corretamente, a fim de evitar desorganização. “Pode virar bagunça, ano passado tivemos ocorrência de carreatas em que as pessoas estavam bebendo, inclusive até motoristas. Não queremos que isso aconteça e se alguém for pego fazendo errado, responderá pelos seus atos”, continua.

Também, a autorização evita alto número de carreatas em um mesmo dia, a mais do que a GTB conseguiria acompanhar. “Sempre fica uma pessoa responsável para que seja o mais seguro possível. Evitar que uma comemoração de Natal vire uma tragédia”, completa.

Como conseguir a autorização em Brusque?

Para conseguir a autorização no município, o interessado deve apresentar para o Departamento de Trânsito da prefeitura alguns documentos até 16 de dezembro, data limite para o aceite de pedidos. Antes disso, o pedido tem que ser feito até 48 horas antes do evento.

Deve informar o dia e hora do evento; o roteiro; entregas a cópia do RG ou CNH do responsável pela carreata; a cópia do Documento do Veículo que levará o Papai Noel; e a cópia da CNH do motorista do veículo que levará o Papai Noel.

Em relação aos veículos, nas caminhonetes são autorizadas apenas três pessoas no compartimento de carga. Já em caminhões, é permitido até oito pessoas no compartimento de carga, conforme análise da Diretoria de Trânsito.

Como conseguir a autorização em Guabiruba?

Em Guabiruba, a autorização precisa ser solicitada pessoalmente à Coordenadoria Municipal de Trânsito de Guabiruba (Gbtran), na Secretaria de Obras. Segundo o diretor de Trânsito, Roque Hassmann, uma via da autorização é entregue para a Polícia Militar, outra para os bombeiros e a terceira via fica com o pessoal da carreata.

É necessário retirar a autorização até dois dias úteis antes do evento acontecer. Serão aceitos pedido até dia 17 de dezembro. “Precisa ficar registrado, é preciso ter os nomes das pessoas que vão estar na carreata e a placa do veículo, também instruímos as normas de segurança”, conta.

Como conseguir a autorização em Botuverá?

Em Botuverá, os interessados devem procurar a Delegacia de Polícia para informar sobre a carreata por conta do trânsito. Contudo, o comandante do Grupo Polícia Militar, 3° sargento Alexandre Amaral dos Santos, conta que a delegacia não libera quando a carreata conta com pessoas em cima do veículo.

“Os interessados estão comunicando a Vigilância e delegacia, mas não liberados pois a maioria pede o Papai Noel em cima da carroceria. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não permite que pessoas sejam levadas no compartimento de carga. Se for feito de outra maneira, parando nas casas levando presentes, não temos oposição”, conta.

Segundo o comandante, a polícia não pode compactuar com essas situações, pois vão contra a lei. De outras formas, com segurança e que condiga com o CTB, a polícia ainda precisa ser avisada sobre o evento.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo