Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Para ex-prefeito, prefeitura deve retomar imediatamente processo para concessão do tratamento de esgoto

E mais: PRP lança pré-candidaturas para 2018

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Para ex-prefeito, prefeitura deve retomar imediatamente processo para concessão do tratamento de esgoto

E mais: PRP lança pré-candidaturas para 2018

Página 3

Geração de empregos
Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Brusque teve um saldo positivo na geração de empregos durante o mês de setembro. Foram 1877 admissões no mês passado, e 1833 demissões, o que gerou um saldo de 44 novos postos de trabalho criados. Esse é o segundo mês consecutivo de resultados positivos.

Variação acumulada
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, foram 2.007 novos postos de trabalho criados, considerando as 17 mil contratações, que superaram as 15 mil demissões no período. O saldo é praticamente o dobro registrado durante o mesmo período do ano passado, quando haviam sido abertos, até setembro, 1036 novas vagas. Também supera, e muito, o ano de 2015, quando o saldo ficou negativo, com 756 demissões a mais do que admissões.


Manifestação
O ex-prefeito de Brusque, Roberto Prudêncio Neto (PSD), entra em contato para se manifestar a respeito da reportagem especial “Saneamento Básico: o grande desafio”, publicada na edição desta quinta-feira, 19. Ele, que foi o responsável por elaborar um procedimento de manifestação de interesse (PMI) para firmar parceria com a iniciativa privada para iniciar o tratamento de esgoto, reafirma que esta é a melhor alternativa para Brusque, e diz que “infelizmente muitos governantes não tratam do assunto do esgotamento sanitário como prioridade”.

Processo interrompido
Ele relembra que a próxima fase do PMI, interrompido pelos governos que o sucederam, seria escolher uma entre as sete propostas apresentadas, ou então fazer uma compilação das ideias, definindo o regime de concessão, e fazendo, posteriormente, uma licitação para um projeto executivo, e a concorrência para escolha do concessionário, sob supervisão do Samae. Para ele, a prefeitura deve retomar a busca da solução para o problema do esgotamento sanitário em parceria com o setor privado, dando prosseguimento ao procedimento por ele idealizado. “A ideia foi lançada e a solução está ao alcance”, afirma.


Trânsito na Primeiro de Maio
O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, realizou uma visita nesta sexta-feira, 20, às 7h, a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux para conferir o trabalho de limpeza e conservação, onde constatou o trânsito caótico que inicia na avenida Primeiro de Maio e prossegue até o bairro Águas Claras. De acordo com o empresário, o principal motivo é a lombada próxima ao Senai e os tachões na avenida. Preocupado com a situação, Hang gravou um vídeo sugerindo modificações que podem contribuir com a resolução do problema no local. “Para o trânsito fluir, a solução é simples: remover a lombada do Senai, todos os tachões e a ciclovia”. afirmou.

Repercussão no município
As afirmações de Luciano imediatamente repercutiram nas redes sociais, e foram o assunto mais comentado durante este fim de semana e geraram bastante discussão. Da mesma forma, houve diversas opiniões favoráveis assim como contrárias à visão do empresário. Uma das sugestões, inclusive, foi no sentido de que, para contribuir para melhorar a mobilidade, ele poderia doar parte do terreno adquirido da Renaux para duplicação da via.


 

Pré-candidaturas
Em evento realizado no sábado, 21, o PRP de Brusque lançou as pré-candidaturas de Paulo Sestrem a deputado federal e Cleiton Bittelbrunn a deputado estadual. Ambos são vereadores titulares de mandato. Segundo Sestrem, em 2018 os partidos menores podem ser extintos devido às novas restrições da lei eleitoral, por isso está se organizando para fazer um bom número de votos.


Convenção
O PMDB de Brusque realizou a sua convenção municipal também neste sábado, na Câmara de Vereadores. Na eleição, a chapa única, denominada chapa Luiz Henrique da Silveira, liderada pelo ex-vereador Valdir Wilke, foi a vencedora. Na próxima quarta feira o novo diretório municipal elegerá a nova comissão executiva. Entre as lideranças presentes estava o prefeito Jonas Paegle.


Carta aberta
O presidente do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia), Paulo Kons, informa que uma carta aberta à sociedade brasileira será entregue pelo deputado federal Esperidião Amin aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A carta foi aprovada pelos participantes da conferência “Aborto: direito ou assassinato?”, realizada na quinta-feira, 19, e que reuniu pessoas de várias cidades. Palestraram a médica ginecologista Zelia Maria Gerente Dal Castel e o corregedor-geral do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), Gilberto Callado de Oliveira.


Correção
A Prefeitura de Brusque, por meio do setor de Recursos Humanos esclarece que as inscrições para o processo seletivo aberto para a contratação de 30 agentes de serviços gerais terá início no dia 6 de novembro, das 9h às 17h, na Arena Brusque. O período de inscrição segue até dia 17 de novembro e não é necessário ensino fundamental completo.


Licitações da semana

23/10 – Segunda-feira
Pre 092/2017, 13h30
Prestação de serviços de software

24/10 – Terça-feira
PREGÃO 087/2017, 13h30
Serviços de borracharia

PREGÃO 088/2017, 16h30
Serviços de lavagem de veículos

25/10 – Quarta-feira
PREGÃO 089/2017, 13h30
Aquisição de gêneros alimentícios

26/10 – Quinta-feira
PREGÃO 090/2017, 13h30
Aquisição de grama esmeralda

PREGÃO 101/2017, 16h
Aquisição de grama esmeralda

Dia 27/10 – Sexta-feira
PREGÃO 094/2017, 13h30
Aquisição de cadeiras

PREGÃO 098/2017, 16h
Aquisição de leite integral

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio