Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Para ser mais simpático e angariar mais votos, Bolsonaro precisa de uma boa lapidada

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Para ser mais simpático e angariar mais votos, Bolsonaro precisa de uma boa lapidada

Raul Sartori

Perfil
Como Jair Bolsonaro é líder das pesquisas de intenção de voto também em SC, não deixa de ser interessante a percepção do respeitado analista político Ricardo Noblat, que atribuiu ao candidato à sucessão de Michel Temer, entrevistado, anteontem, no programa Roda Viva, da TV Cultura de São Paulo, alguns rótulos dos quais é difícil de discordar, por enquanto. Bolsonaro disse que nenhum pai gostaria de ver seu filho brincando com uma boneca. Ali há um ‘que’ de homofobia. Que se as mulheres examinassem melhor suas partes íntimas haveria menos bebês prematuros. Misóginos tem essas impressões. Sobre o líder negro sul-africano Nelson Mandela, afirmou que ele não é isso tudo o falam por aí. É uma opinião com viés racista. Para ser mais simpático e angariar mais votos Bolsonaro precisa de uma boa lapidada, em vários sentidos.

Veja também:
O que o novo censo do IBGE mostra sobre a produção agropecuária em Brusque e região

Morre aos 60 anos o empresário Tato Zen

Por que o Sinseb diz que projeções da prefeitura com gasto de pessoal estão fora da realidade

 

Aumento abusivo
Qualificou-se aqui, sábado, como “abusivo” o aumento da tarifa de energia, entre 10% a 13%, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve autorizar para a Celesc, contra uma inflação de 4,39. A Celesc explica que do valor da tarifa que cobra dos seus 3 milhões de clientes, apenas 14,7% são gerenciáveis por ela. Outros 35% são destinados para a compra da energia distribuída; 8,5% para pagamento do uso do sistema de transmissão e 41,8% referem-se ao pagamento de encargos setoriais e tributos. Ou seja, simplesmente arrecada e repassa 85% do que recebe via tarifa. E refuta que seja “obesa”. Na mais recente pesquisa de satisfação realizada pela Aneel ficou na quinta posição na avaliação do cliente, com índice de 84,3% – bem acima da média de 75,3% das 30 concessionárias com mais de 500 mil consumidores.

Outro lado
Sobre nota, aqui, ontem, o jovem pré-candidato à presidência da OAB-SC, Rafael Horn, diz que tem sido estimulado pela maioria das lideranças oabeanas (diretores, conselheiros e presidentes de subseções) a colocar seu nome à disposição. Apenas isso, sem dissidência interna de quem quer que seja. Garante também que não participou do pleito eleitoral que elegeu Alex Santore para lista sêxtupla a desembargador, em maio de 2017, fato que não tem tem qualquer correlação com o pleito eleitoral deste ano na seccional.

Domingo
Com as principais candidaturas ao governo estadual já postas, alguns analistas políticos de SC ainda permanecem debruçados sobre bolas de cristal. Até domingo, prazo final para oficialização das candidaturas, muita água vai passar por baixo da ponte. E com eles afogados por traições, mas vivos para a próxima. Político é assim.

Arribação
Só foi um país europeu anunciar a possibilidade de instalar um consulado geral na região sul do Brasil, e necessariamente baseado em Florianópolis por questão geográfica, já que atenderia as demandas de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, que um grupo político da região metropolitana, sem qualquer compostura e muito menos diplomacia, até pré-indicou uma pessoa para seu comando. É uma senhora que até onde se sabe tem várias pendências judiciais e financeiras.

Prioridade
Mulheres em situação de violência doméstica e familiar poderão ter prioridade para matricular os filhos em centros de educação infantil, estabelece o projeto de lei 8599/17, da deputada Geovânia de Sá (PSDB-SC), em tramitação na Câmara dos Deputados.

Veja também:
Policial militar de Santa Catarina grava vídeo dançando ao lado de carro em movimento

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Advogado deve pedir revogação da prisão de homem que matou a ex-namorada, em Blumenau

Bodas de diamante
Alguns milhares de pessoas certamente ouviram falar, viram e assistiram shows da banda catarinense “Os Montanari”. Pudera. Ela festejará 60 anos no dia 1º de setembro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau, com shows das bandas Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas. Quem for, além do sorteio de uma Kombi, verá celebração, música, gastronomia, dança, família, amigos, memória, alegria e diversão.

Anatel condenada
A partir de uma ação civil pública originária em Florianópolis, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi condenada a editar regulamentação para impedir que as operadoras de telefonia móvel multem usuários que rescindiram contratos em razão de perda, roubo ou furto de aparelhos e obstar cobranças de mensalidades a partir da comunicação do fato, bem como impor a adoção de meios simples e ágeis para solucionar essas demandas. O TRF da 4ª Região confirmou a sentença, que é válida para todo o Brasil.

Ex-reitor
O eminente advogado paulista Alberto Zacharias Toron tornou pública contundente crítica contra a Polícia Federal por suas trapalhadas na Operação Ouvidos Moucos, na UFSC, e seu último desdobramento: a PF ameaça processar agentes da instituição de ensino que questionam a ação coordenada pela delegada Erika Marena, o que motivou o suicídio do reitor Luiz Carlos Cancelier.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo