Paróquia oferece primeiro curso de capacitação para cuidadores de idosos

Aulas, ministradas por profissionais de Florianópolis, ocorrem durante 12 sábados

Paróquia oferece primeiro curso de capacitação para cuidadores de idosos

Aulas, ministradas por profissionais de Florianópolis, ocorrem durante 12 sábados

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2050, o número de idosos deverá duplicar no mundo todo e triplicar no Brasil. Com o aumento da população de pessoas acima dos 60 anos, as profissões ligadas a elas também ganham importância. Uma delas é a de cuidador de idosos.

Pensando nesses profissionais, a Paróquia São Luís Gonzaga e a Pastoral da Pessoa Idosa firmaram parceria com a Associação Reciclázaro, de São Paulo, para realizar o primeiro curso de capacitação de cuidadores de idosos da paróquia. As aulas iniciaram no sábado passado, 2, e seguem durante os próximos 11 sábados, das 9h às 17h.

O objetivo do curso é qualificar os trabalhadores e os familiares para que eles estejam aptos a atuar junto aos idosos, promovendo qualidade de vida, participação social e incentivando a maior autonomia possível.

“Cuidador de idoso é a profissão do futuro. Existe uma necessidade urgente para que as pessoas tenham formação e assumam essa função. Às vezes os filhos contratam uma empregada doméstica e ela acaba também cuidando do idoso da casa, mas se ela está limpando a casa, não tem tempo pra cuidar do idoso e fazer todas a atividades que precisam ser feitas com ele”, afirma a coordenadora da pastoral, Cida Belli.

Segundo Cida, embora o curso já tenha iniciado e conte atualmente com 25 pessoas inscritas, ainda há espaço para mais 10 inscrições. As aulas, explica, são ministradas por profissionais de Florianópolis. Dos 25 inscritos, sete já atuam como cuidadores. Entre eles, está Vera Lucia Schaadt.

Ex-agente de viagens, Vera trabalha como cuidadora há cerca de um ano e meio. Ela conta que a relação com os idosos iniciou na década de 80, quando organizava excursões de grupos de idosos para cidades de Santa Catarina e do Paraná.

“Eu comecei a me identificar com os idosos nos grupos de bolão que eu participava. Eu era a mais nova da turma e o pessoal mais idoso falava sempre em ir jogar em outras cidades. Então comecei a organizar as excursões e ir com eles”, diz. “É gratificantes essa relação com eles e também cuidá-los. E que bom que há pessoas disponíveis e que fazem esse trabalho”, completa.

Em 2014, Vera realizou um curso de cuidador de idosos no Senac. Ainda assim, ela considera importante participar de um novo curso e se atualizar. Para a cuidadora, quanto mais o profissional se aprimorar, melhor serão o trabalho e o cuidado dispensados ao idoso.


Alguns dos assuntos das 12 aulas do curso

  • Velhice e envelhecimento
  • Principais patologias
  • Condições de trabalho
  • Nutrição
  • Técnicas no cuidar
  • Saúde bucal
  • Demências

Inscrições

Para se inscrever no curso basta ligar para 9985-6404 ou comparecer no salão da igreja Matriz às 9h do próximo sábado, 9.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio