Paróquia São Judas Tadeu recebe visita de Dom Wilson Jönck

Missa solene na Igreja Matriz, às 19h, marca o início da primeira visita canônica de sua história

Paróquia São Judas Tadeu recebe visita de Dom Wilson Jönck

Missa solene na Igreja Matriz, às 19h, marca o início da primeira visita canônica de sua história

Os dias 21 a 31 de agosto de 2015 serão marcados pela primeira visita canônica do arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, à paróquia São Judas Tadeu. A paróquia é formada pelas comunidades Santo Amaro (Nova Itália), Santa Luzia, Sagrada Família (João XXIII), Santa Cruz do Redentor (Zantão), Nossa Senhora da Saúde (Poço Fundo), São Francisco de Assis (Ponta Russa) e Matriz, com sede em Águas Claras.

Pároco da paróquia, padre Pietro Anderloni – do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), diz que é “uma alegria muito grande receber o arcebispo”. “Nossa expectativa é contribuir e crescer junto com Dom Wilson, nosso pastor”. Padre Pietro enaltece a importância da participação de todos. “Vamos participar e nos alegrar com este tempo de graça. Vamos acolher Dom Wilson na missa inaugural e também participar de cada uma de suas atividades nas comunidades que formam nossa paróquia”, diz.

O diácono permanente Germano Rodolfo Borchadt afirma que a “visita pastoral é ocasião especial para o arcebispo conhecer a realidade da arquidiocese para melhor servi-la, animar a missão evangelizadora, apoiar e orientar as atividades desenvolvidas no âmbito da administração e da pastoral”.

Para o ministro extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC), liderança das comunidades Santa Cruz do Redentor e Santa Luzia, Osvaldo Maçaneiro, 72, a presença do arcebispo é um convite para que todos assumam suas responsabilidades na Igreja. “Espero que Dom Wilson conheça nosso trabalho, mas também que as pessoas se comprometam mais com a missão que o Evangelho nos propõe que é de servir a Jesus”, disse.

Programação

Hoje, primeira dia da visita, a programação será dedicada ao acolhimento do arcebispo, às 19h, na Igreja Matriz, com a celebração da Santa Missa. Após a celebração, haverá encontro com o Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), o Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) e Administração Econômica, no salão paroquial. Às 22h30, Dom Wilson se encontra com os jovens da paróquia, na Igreja Matriz.

O encontro do arcebispo com os catequizandos de primeira comunhão da Matriz marca o início das atividades do segundo dia da visita canônica, às 9h. Também na Matriz, às 9h30, Dom Wilson se reunirá com todos os catequistas. Às 14h30, haverá encontro do arcebispo com todos os animadores dos Grupos Bíblicos em Família (GBF) e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, na Matriz. Já às 16h será realizada visita à centenária primeira capela de Santo Amaro, que está desativada, na comunidade de Nova Itália. Às 17h haverá reunião com a Ação Social Paroquial. Às 19h, Dom Wilson preside a celebração na comunidade Santa Luzia. Logo após, terá encontro com lideranças da comunidade.

A programação mais intensa se concentra no domingo, 23. Às 07h30, Dom Wilson preside missa na Comunidade Nossa Senhora da Saúde, no Poço Fundo. Logo após, terá encontro com lideranças da comunidade. Às 10h, o arcebispo visitará o Lar Menino Deus e a Unidade Prisional Avançada (UPA) receberá Dom Wilson às 11h. Já às 15h, ele se reunirá com lideranças da Comunidade Santo Amaro, na localidade de Nova Itália, onde presidirá missa às 16h. De retorno a sede da paróquia, Dom Wilson fará missa na Igreja Matriz São Judas Tadeu, às 19h e, logo após, se encontrará com todos os jovens e crismandos no salão paroquial.

Na terça-feira, 25, o arcebispo presidirá missa na Comunidade Santa Cruz do Redentor, no bairro Zantão, às 19h. Logo após, encontro com lideranças da comunidade.

A quarta-feira estará reservada para o encontro de Dom Wilson com as paróquias de Brusque, Botuverá e Guabiruba.

O arcebispo presidirá missa na Comunidade São Francisco de Assis, no bairro Ponta Russa, às 19h de quinta-feira, 27. Logo após, encontro com lideranças da comunidade.

A segunda-feira, 31, marcará o encerramento da primeira visita pastoral à Paróquia São Judas Tadeu. Às 19h, Dom Wilson presidirá missa na Comunidade Sagrada Família, no João XXIII. Depois, encontro com todos lideranças da comunidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio