Paróquia São Luís Gonzaga pede que fiéis coloquem ramos na entrada de casa

Pedido faz alusão ao período da Quaresma

Paróquia São Luís Gonzaga pede que fiéis coloquem ramos na entrada de casa

Pedido faz alusão ao período da Quaresma

O período da Quaresma é de grande importância para a igreja católica. É considerado um momento de reflexão, jejum e perdão. Por causa do isolamento contra o coronavírus, as missas e cultos presenciais, assim como as procissões que marcam este período foram suspensas em razão da aglomeração de pessoas.

Em Brusque, a Paróquia São Luís Gonzaga continua fazendo a transmissão das missas e publicando reflexões relacionadas à quaresma em suas redes sociais. O pároco, padre Diomar Romaniv, informou que na quarta-feira, 18, foi publicado um vídeo no Facebook pedindo que seja colocado um ramo envolto em um pano branco na entrada das casas. 

A motivação é uma representação da fé e que deve ser pendurada na porta da casa ou em lugar visível. Segundo Romaniv, este gesto serve “para lembrar do povo que acolheu Jesus como um sinal de esperança e a nossa salvação”. 

Paróquia São Luís Gonzaga/Divulgação

Na quinta-feira, 19, fiéis enviaram para a paróquia fotos dos ramos pendurados em suas casas. De acordo com pároco, além de Brusque, as paróquias de São Bento do Sul e Guabiruba também tomaram a iniciativa. 

Neste domingo, 29, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também sugeriu a colocação dos ramos, em alusão às festividades de Domingo de Ramos, em 5 de abril. É o período da Quaresma relatado na Bíblia em que Jesus chega a Jerusalém montado em um jumento, e os moradores cortam ramos para recebê-lo. 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo