Casa enxaimel

A casa enxaimel na rua Dez de Junho é a única que permanece no Centro da cidade. A casinha foi construída na década de 1950 e serve de moradia até hoje para membros da família Schweigert. Ao lado, na foto já consumida pela ação do tempo, aparece o açougue Schweigert, um dos primeiros açougues da cidade, hoje desativado. O cavaleiro é Mário Régis.


Igreja matriz

Vista aérea da rua Dez de Junho, com destaque para a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A foto provavelmente foi tirada após 1966, quando a igreja foi inaugurada. Esta é a quinta igreja matriz de Guabiruba. A pedra fundamental do templo foi lançada em 1965 e, antes desta, outras quatro igrejas serviram o município.


Rua São Pedro

Entrada da localidade do Holstein, na rua São Pedro. A imagem provavelmente é dos anos 1960 e consta no acervo do Instituto Carlos Boos.


Centro de Guabiruba

Início da rua Dez de Junho, no Centro, na década de 70. A foto provavelmente foi tirada do morro da igreja. Hoje, no outro lado da rua, temos parte do Supermercado Archer.


Escola João Boos

Escola João Boos, na década de 1940. Ao fundo, na foto antiga, pode-se notar a torre da igreja matriz da cidade. A escola permanece a mesma e clama por uma reforma há anos. O prédio da instituição, inclusive, é o único daquela época que se mantém nesta região.


Assistência Social

Antiga sede da Assistência Social de Guabiruba, na rua Dez de Junho, no Centro. Atualmente, a pasta atua na mesma rua, mas em outro prédio, junto com o Conselho Tutelar. A casa da foto hoje abriga a farmácia da prefeitura e a secretaria de saúde.


Indústria Têxtil Wippel

Fachada da Indústria Têxtil Wippel, no Centro de Guabiruba, em 1954. Esta foi a primeira fiação de Guabiruba, de propriedade de Arthur Wippel. A fábrica funcionou entre as décadas de 1940 a 1960. Hoje, dá lugar ao supermercado Archer.


Capela Imaculada Conceição

Capela Imaculada Conceição, no bairro Lageado Alto, na década de 1950, quando Guabiruba ainda pertencia a Brusque. A igreja foi fundada em 1876 pelos imigrantes italianos provenientes da região de Trento. O formato atual da igreja foi inaugurado em maio de 1952. Em 1977 o templo foi ampliado e, em 2017, foi restaurado, com melhorias em toda a parte interna, forro e marcenaria.


Posto Sabiá

Registro da rua dos Imigrantes em 1974. Em destaque, o posto Sabiá, de propriedade de Mário Schlindwein, o primeiro posto de combustíveis da cidade.


Rua Guabiruba Sul

Procissão de Nossa Senhora Aparecida pela rua Guabiruba Sul em 12 de outubro de 1983. A foto foi tirada das escadarias da igreja do bairro, que mudou bastante ao longo dos últimos 38 anos. A festa da padroeira é bastante tradicional e sempre reúne grande público.

Veja mais imagens:
Parte 1 Parte 2


Equipe

Fotos atuais: Tiago Schumacher
Fotos antigas: acervo de Curto Fotos Antigas de Guabiruba; Instituto Carlos Boos; Roque Luís Dirschnabel; Fabiano Siegel; Guido Kormann; Méroli Habitzreuter e Adelaide Schlindwein
Pesquisa e apoio à produção: Bárbara Sales
Edição de imagens: Tiago Schumacher e Julia Fischer
Edição de textos: Marcelo Reis e Andrei Paloschi

Deixe uma resposta