Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Participação de mulheres no governo Bolsonaro será limitada

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Participação de mulheres no governo Bolsonaro será limitada

Raul Sartori

Clube do bolinha
A equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro tem sete militares, seis economistas e nenhuma mulher. Lamentável. Fala-se que há um lugar na Esplanada dos Ministérios para uma ministra, na Educação. E só. E aqui em SC, ao que tudo indica e se prenuncia até agora, embora não se tenha nomes anunciados ainda, as mulheres tendem a ter uma participação muito aquém da sonhada e esperada no andar de cima da administração do governador Carlos Moisés da Silva.

Desrespeito
Vários candidatos a deputado federal e estadual de SC, que concorreram à reeleição e não obtiveram sucesso nas urnas, não tiveram a humildade de reconhecer o insucesso e agradecer os votos que receberam de seus eleitores, que foram ignorados. Alguns até xingados, como se tivessem culpa. Há mágoas por aí.

 Armamento
O deputado federal catarinense reeleito Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) deu entrevista dizendo que combinou com o presidente eleito, Jair Bolsonaro, que o projeto de sua autoria que revoga o Estatuto do Desarmamento ficará para 2019. O motivo: o “novo” Congresso é tido como mais conservador e simpático em relação à proposta.

Veja também:
Árvores soterradas há mais de mil anos são encontradas em Brusque 

Cidades da região começam a organizar programação natalina 

Escolas públicas de Brusque e região estão com rematrículas e matrículas abertas 

Incoerência
O mesmo cronista esportivo e esquerdista rancoroso Juca Kfouri, que qualificou pejorativamente o empresário brusquense Luciano Hang como “espermatozoide”, é tão democrata que assinou vários magistrais artigos contra os corruptos da “Casa Bandida do Futebol”, como chama costumeiramente a CBF, mas não teve inspiração para escrever sobre a quadrilha em que se transformou o partido de quem sempre fez defesa canina.

Apoiada
Para verdadeiro estupor dos defensores das “liberdades” (mas apenas as suas),  o presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse ontem, sem citar o nome da deputada estadual eleita pelo PSL de SC, Ana Caroline Campagnolo, que é a favor que  estudantes gravem aulas de seus professores e os denuncie caso suas “manifestações político-partidárias ou ideológicas” ofendam “sua liberdade de crença e consciência”.

Livros
A rede de livrarias Saraiva anunciou ontem o fechamento de 20 lojas em diferentes cidades do país, nenhuma de SC, por enquanto. Restarão ainda 84 unidades no Brasil.

Liberdade
Desde que todas as leis sejam respeitadas, que mal há em estabelecer horário razoavelmente livre para o comércio? Pois Florianópolis está prestes a dar um passo adiante – e outros municípios, principalmente os turísticos, devem segui-la  –  com uma lei com tal sentido. Funcionaria diariamente das 7 às 22 horas e no sábado até 20 horas.

 No ar
A Sky Airlines, empresa aérea chilena de baixo custo, começou a operar anteontem com um voo de Santiago para o Rio de Janeiro e desde ontem um outro entre Santiago e Florianópolis, com passagem a partir de US$ 50 (RS 186), conforme o dia, horário e demanda para cada voo. A empresa tem 18 aviões Airbus.

Veja também:
Rafael Horn, candidato da situação, apresenta propostas para a OAB-SC

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bandido assalta família no bairro Fortaleza, em Blumenau

 Fôlego
Catarinense de Videira, 85 anos, radicado em Porto Alegre, o escritor, professor e tradutor Donaldo Schüler ainda tem um fôlego intelectual invejável. Está publicando o alentado estudo “Literatura Grega: Irradiações”, onde comenta 80 autores e obras em língua grega, numa linha de tempo de quase 3 mil anos.

 Cultura no Vale
Duas ações relacionadas ao Edital Elisabete Anderle 2017 contemplam Blumenau no começo desta semana: a apresentação da performance Karma e uma oficina de dança realizadas segunda-feira e ontem pelos bailarinos Rodolfo Lorandi e Maria Claudia Reginato, na Fundação Regional de Blumenau (Furb) e, no  Museu de Arte de Blumenau (MAB), Ruptura do Invisível, mostra com obras de Sérgio Adriano H., com direito a uma exposição/ação, em frente ao museu, para discutir preconceito racial.

Tango
Celebra-se neste sábado os 100 anos do tango La Cumparsita, do  músico uruguaio Gerard Matos Rodríguez, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A Associação de Uruguaios Residentes em Florianópolis vai exibir o documentário homônimo, de Rosario Infantozzi, seguido de debate com a participação do tangueiro Carlos Peruzzo e apresentação de um número de tango, com entrada gratuita, às 15h30.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio