Pelznickelplatz já está aberta à visitação em Guabiruba

Sociedade do Pelznickel estima que mais de 15 mil pessoas devem passar pelo local

Pelznickelplatz já está aberta à visitação em Guabiruba

Sociedade do Pelznickel estima que mais de 15 mil pessoas devem passar pelo local

Antes das 19 horas desta sexta-feira, 8, a fila na porta da Pelznickelplatz, em Guabiruba, já estava formada e, com o passar dos minutos, só crescia. Crianças e adultos aguardavam ansiosos pela abertura do cantinho mais misterioso da cidade: a casa do Pelznickel, o famoso e temido Papai Noel do Mato.

Scheila Vieira foi acompanhada do marido, Rafael Ferreira e dos filhos, Gabriel, 7 anos, e Ana Victória, 3 anos. Eles chegaram às 18h30 na rua Nicolau Schaefer, no bairro Imigrantes, e foram os primeiros a entrar no espaço neste ano.

Esta foi a terceira vez que a família saiu de Brusque para visitar a atração que preserva a tradição alemã. Para Rafael, o papel da Pelznickelplatz é fundamental para a preservação da cultura. “Em um mundo cada vez mais moderno, é importante preservar a cultura que vem dos nossos avós. Manter a história: esse é o legado que podemos deixar para nossos filhos”, diz.

Os pequenos aguardavam com ansiedade o momento de encontrar os personagens que compõe a tradição guardada tão bem pelos guabirubenses. A família também estava na expectativa para que a pequena Ana Victória entregasse a chupeta ao Pelznickel. “Vamos ver se ela vai ter coragem”, diz a mãe.

Quem também esperava no início da fila era Nicolas, 9, e as gêmeas Laura e Valentina, 3, filhos de Denise Trebien. Este é o segundo ano que eles visitam a Pelznickelplatz e vieram cedo para garantir o passeio com tranquilidade. “É muito legal o trabalho feito aqui. As crianças ainda têm suas fantasias, acreditam e eu trago com muito prazer”, diz a mãe.

Expectativa é superar o ano passado
O presidente da Sociedade do Pelznickel, Ivan Fischer, destaca que a expectativa é chegar a 15 mil pessoas visitando a Pelznickelplatz neste ano. “A primeira semana é mais tranquila. O movimento aumenta mesmo na segunda, quando muitos já estão de férias e aproveitam para visitar”.

Neste ano, 75 pessoas que integram a entidade estão envolvidas na organização do espaço que encanta pessoas de todas as idades e atrai moradores de toda região.

Todos os ambientes foram montados com riqueza de detalhes e, ao ultrapassar o portão, o visitante é transportado para o mundo da fantasia. Neste ano, a novidade da Pelznickelplatz é o presépio vivo que interage com os visitantes.

Caminho de atrações
Para se chegar até o Pelznickel, primeiro é preciso conhecer todos os ambientes do espaço. Logo na entrada, as crianças têm um local especialmente para escreverem suas cartinhas e fazerem seus pedidos. Saindo dali, elas podem tirar fotos e conversar com São Nicolau. A próxima parada é o presépio vivo, com Jesus, Maria, José, os três reis magos, anjos e pastores.

Logo depois, as Christkindl, ou Mamãe Noel, esperam os visitantes com deliciosos doces. Ali, já é possível ouvir mais próximos os sons dos Pelznickel.

A casa do Papai Noel do Mato é o próximo ambiente. Dentro da casa, tem as vovós costurando, cozinhando e o Sackmann, o velho do saco, contando suas histórias.

Escondidos na mata, finalmente podem ser encontrados os Pelznickels. É preciso ter coragem para passar pelo corredor que separa os visitantes do temido personagem. Urrando e arrastando correntes, eles fazem até o mais corajosos sentirem medo.

Visitação
A Pelznickelplatz estará aberta à visitação nos dias 9 e 10, e também nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. Na sexta-feira e no sábado, o passeio inicia às 19h e segue até as 21h. No domingo, a casa abre às 16h até as 20h.

A entrada é gratuita e no local há cachorro-quente e refrigerante para vender, além das lembrancinhas temáticas. O espaço fica na rua Nicolau Schaefer, 647, bairro Imigrantes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio