Pesquisa divulgada pela prefeitura indica que brusquenses estão satisfeitos com postos de saúde

Programa está identificando pontos fortes e fracos das estruturas municipais que possuem atendimento ao público

Pesquisa divulgada pela prefeitura indica que brusquenses estão satisfeitos com postos de saúde

Programa está identificando pontos fortes e fracos das estruturas municipais que possuem atendimento ao público

O Programa de Acompanhamento e Eficiência do Serviço Público (Paesp), implantado em Brusque no ano passado, está percorrendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e aplicando pesquisa de satisfação nos usuários. Nos locais já visitados, de acordo com a prefeitura, pode-se constatar que a maioria da população está satisfeita com o atendimento na área da saúde.

Entre as perguntas feitas aos moradores estão a qualidade dos serviços de modo geral, o tempo de espera no atendimento, a demora ou não no agendamento de consultas e exames, estoque de medicamentos entre outros itens.

Também são avaliados pela equipe da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, responsável pelo Paesp, as instalações das unidades, o funcionamento dos aparatos tecnológicos e a presença e assiduidade dos servidores quando da abordagem do pesquisador.

Pelo menos, 60 usuários participaram da pesquisa, e o volume de recusas em responder o questionário é muito baixo. O objetivo é identificar possíveis alterações da rotina das unidades e ainda, melhorar a eficiência dos serviços ofertados a população.

Segundo a prefeitura, na UBS do bairro Ponta Russa, 86,6% dos moradores disseram que o atendimento de forma geral é muito bom ou bom. Em relação a entrega de medicamentos, mais de 80% se mostraram satisfeitos com o serviço e apenas 3,3% não se mostraram satisfeitos.

Números parecidos foram constatados no bairro Poço Fundo, onde 90% da população avaliou como muito bom e bom o atendimento de forma geral da UBS. No quesito entrega de remédios e atendimento da farmácia básica 85% classificaram que a prestação de serviço atende a necessidade dos moradores.

Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégia, William Molina, até o final deste mês todas as UBS estarão com o levantamento concluído e o relatório final servirá de base para a tomada de decisões. “Com esses dados em mãos teremos necessidade de traçar metas e objetivos mais específicos dentro de cada Unidade para poder então, proporcionar um atendimento de melhor qualidade para nossa população”, completa.

UBS Limeira
Nesta semana, a UBS Limeira foi pesquisada. A prefeitura informa que três moradores que participaram do levantamento declararam que o atendimento é considerado de excelência. Danieli Rodrigues dos Santos, 30, gestante no 4º mês, estava no posto de saúde para a segunda consulta do pré-natal. “Moro em Brusque há 18 anos, mas estou há pouco tempo do bairro Limeira. Sempre fui muito bem acolhida aqui. O atendimento é rápido e não fico horas na fila”, comenta. A paciente diz ainda que há alguns meses precisou de atendimento odontológico, onde novamente procurou a UBS e foi rapidamente consultada.

Outra gestante, Kaline Wolff, que estava acompanhada pelo marido, Ronã Rubik Lambardi, também estava no local para o pré-natal. Ela comenta que o atendimento dos profissionais é muito bom e que está tranquila e bem acolhida na UBS, já esperando a chegada do filho.

Outra usuária que participou do levantamento foi Ana Lúcia Santos, 36, moradora de Brusque há seis meses. Sua filha com um corte profundo na mão estava com pontos, onde passaria por uma consulta de retorno. “Não só hoje, mas todos os dias que precisei, sempre fui bem atendida por funcionários e médicos. Já necessitei de clínico geral e pediatra para meus filhos, e não houve demora no atendimento”, frisa.

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