Há mais de 150 anos, famílias da região de Baden, especialmente da região do atual Distrito de Karlsruhe, deixaram seu torrão natal e viajaram mais de 10.000 quilômetros para colonizar terras brasileiras, dentre elas a região de Brusque. Foram tempos difíceis, mas ainda assim os descendentes de badenses não deixaram que o vínculo com a antiga terra natal se desfizesse totalmente. Consolidando e contribuindo para manter estes vínculos, temos a atuação de entidades como a sociedade Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft, com sede em Karlsdorf-Neuthardt –  BSG, cujo representante regional é o Sr. Pedro Schmitt, de Guabiruba. Por intermédio da BSG, são coordenadas, em âmbito regional, as informações e a preservação de contatos entre as entidades culturais do Norte de Baden e descendentes de imigrantes residentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

É possível que alguns leitores não saibam, mas existem contratos de parceria entre o distrito de Karlsruhe e a cidade de Brusque, e também entre o município de Karlsdorf-Neuthardt e a cidade de Guabiruba. Estes contratos têm como objetivo aproximar a Alemanha, especialmente Baden-Württemberg, aos cidadãos de Santa Catarina e vice-versa. Outra entidade que atua no intercâmbio entre cidades catarinenses e a Alemanha é a Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura – ACIC, presidida pelo Sr. Valdir Riffel. Um passado conjunto, e o interesse mútuo impulsionam a cooperação e o intercâmbio nas áreas culturais, econômico e educacionais. Como fruto dessa cooperação, agora Brusque recebe uma comitiva do Karlsruhe Institut Für Technologie – Instituto Tecnológico de Karlsruhe (KIT), da Alemanha, cuja visita foi intermediada pela sociedade Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG).

O KIT desenvolve suas ações baseado em três pilares fundamentais: educação, políticas públicas e investimentos privados, pilares estes que impulsionam as mudanças que levam ao desenvolvimento. O resultado das ações são projetos que geram melhorias para as regiões envolvidas. Coragem, otimismo, planejamento, investimentos e ousadia são necessários para um novo começo. Em tempos ditos “de crise”, vislumbram-se oportunidades de mudanças, que podem ser exitosas se envolverem inovação.

No século XIX, catástrofes naturais, escassez de alimento e desemprego faziam parte do dia a dia de muitas pessoas na Europa. A necessidade fez com que essas pessoas buscassem novas oportunidades, ainda que para isso tenha sido necessário viajar mais de 10.000 quilômetros para fazer um novo começo. A região de Brusque, por si, dada a cultura de seu povo e seu perfil empreendedor, caminha a passos largos para uma mudança que já não pode esperar.

O Centro Universitário de Brusque – Unifebe tem investido continuamente em melhorias na sua estrutura educacional e está às vésperas de inaugurar seu Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação. Uma parceria entre a Unifebe e Instituto Tecnológico de Karlsruhe significa proporcionar apoio internacional para as pesquisas. A Associação Empresarial de Brusque – ACIBr, por sua vez, sinaliza para a importância de investimentos em projetos de inovação. É consenso que Brusque e região precisam inovar e diversificar para continuar crescendo ao mesmo tempo que mantem sua pujança econômica. Então, que seja bem-vinda a comitiva do Instituto Tecnológico de Karlsruhe e que sejam consolidadas as parcerias entre as áreas de educação, poder público e iniciativa privada.