Pingo volta ao Brusque e busca a primeira vitória do ano contra o Concórdia

Novo técnico do Quadricolor do Vale estreia neste domingo, contra o Concórdia, no Augusto Bauer

Pingo volta ao Brusque e busca a primeira vitória do ano contra o Concórdia

Novo técnico do Quadricolor do Vale estreia neste domingo, contra o Concórdia, no Augusto Bauer

A diretoria do Brusque anunciou a contratação do técnico Pingo no fim da tarde de ontem. Em sua terceira passagem pelo Quadricolor, o novo treinador estreia precisando muito de uma vitória.

Sob o comando de Picoli, foram duas derrotas, para Joinville e Figueirense, e um empate sem gols contra o recém-promovido Hercílio Luz, em casa. Pingo tem dois dias para preparar o elenco e vencer a partida contra o Concórdia, neste domingo, às 17h, no estádio Augusto Bauer.

A pressão pela vitória é enorme porque, em 2018, o Brusque não venceu nem jogo-treino. Início de temporada frustrante para um elenco em que houve grande investimento, contando com atletas experientes. Agora, com mudança no comando técnico, a esperança é que os três pontos venham na partida contra o Galo.

A história se assemelha ao que aconteceu com o Brusque em 2017. Depois de três jogos, Mauro Ovelha foi demitido do comando técnico. A campanha era inclusive superior, com uma vitória seguida de duas derrotas. Após a chegada de Pingo, o clima mudou e o Brusque conquistou três vitórias seguidas no estadual, além de derrotar e eliminar o Remo (PA) na Copa do Brasil, o que proporcionou a histórica partida contra o Corinthians.

A esperança é que essa trajetória se repita, novamente com Pingo chegando para ajustar o Brusque. Por enquanto, o time está na penúltima posição do Campeonato Catarinense. Se vencer, pode galgar posições e começar a arrancada. O quadricolor tem uma sequência de duas partidas em casa. Após o jogo contra o Galo, recebe o Criciúma no Gigantinho.

Reencontro com Ovelha
Mais uma vez, Mauro Ovelha, que comandou o Brusque entre 2015 e 2017, estará à beira do campo no Augusto Bauer. Porém do outro lado. O ex-técnico quadricolor comanda o Galo do Oeste, que conquistou sua primeira vitória no campeonato na rodada anterior.

Ovelha chegou para treinar o Brusque pela primeira vez justamente em um jogo contra o Concórdia, no Augusto Bauer, pelo Campeonato Catarinense Série B de 2015. Na ocasião, o quadricolor virou a partida de maneira magnífica, um 2 a 0 que virou 4 a 2. Depois que deixou o Bruscão, na terceira rodada do Catarinão 2017, voltou ao Augusto Bauer como visitante, treinando o Metropolitano. Não teve “lei do ex”: o Brusque saiu vitorioso no clássico.

Ainda há muitos remanescentes do elenco que Ovelha treinou em 2017. O goleiro Dida, os zagueiros Cleyton e Neguete e os volantes Ruan, Adãozinho e Carlos Alberto passaram pelo comando do técnico que conhece bem os caminhos do Gigantinho.

Por outro lado, há atletas do Galo que já passaram pelo Bruscão. Aldair esteve ainda em 2017 no clube, e conhece praticamente todo o elenco quadricolor. O volante Diogo Roque também defendeu o clube em 2016 a convite de Ovelha.

As outras passagens de Pingo
Pingo chegou pela primeira vez ao Brusque em novembro de 2013, após ter iniciado a carreira no Juventus de Jaraguá. No Campeonato Catarinense de 2014, levou o quadricolor à sexta posição na primeira fase. No início do hexagonal do rebaixamento, porém, o técnico trocou o Brusque pelo Avaí. O Brusque acabou rebaixado, com 26 pontos no total. O Avaí, sob o comando de Pingo, se salvou da degola, com 17 pontos no hexagonal do rebaixamento e 25 em todo o campeonato.

No ano passado, na segunda passagem de Pingo, o técnico levou o Brusque ao quarto lugar da competição. O quadricolor não ia tão bem no estadual desde 1998. Além disso, Pingo foi o técnico da equipe na derrota nos pênaltis contra o Corinthians, válida pela Copa do Brasil. Em 25 de junho, o técnico foi contratado pelo Joinville, e foi demitido três meses depois, após não conseguir a classificação para as quartas de final da Série C do Brasileiro.

Diferente de suas passagens em 2014 e em 2017, quando trocou o Brusque por clubes de maior expressão sem compensações, desta vez Pingo conta com uma cláusula de multa rescisória em seu contrato. O valor não foi revelado pelo clube.

Confira a partida em tempo real
O portal O Município traz a cobertura completa e em tempo real da partida entre Brusque e Concórdia neste domingo, 28, a partir das 17h. Confira todos os lances em www.omunicipio.com.br.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio