Protestar devedores sem precisar pagar as custas e emolumentos do cartório é uma das principais vantagens da Central de Remessa de Arquivos (CRA) – serviço disponibilizado pelos Cartórios de Protesto de Santa Catarina.

Por meio do sistema, ideal para recuperação de dívidas, é possível realizar o gerenciamento de documentos e a comunicação entre credores e os cartórios de protesto, sem precisar se deslocar até o espaço físico ou contratar uma empresa terceirizada para realizar o serviço.

O gerente comercial da Central de Cartóriosde Protesto de Santa Catarina, Sérgio Acy Kollet, 53 anos, que também é especialista em crédito, diz que em tempos de crise e aumento da inadimplência, é necessário ter soluções para garantir a saúde financeira dos negócios.

Desta maneira, a CRA traz vantagens para a recuperação de crédito, tanto para pessoas físicas e jurídicas, como para profissionais liberais, autônomos, empresas de todos os portes e instituições públicas.

“O protesto de títulos e documentos de dívida passa ser a ferramenta com o melhor custo-benefício no mercado para a cobrança de dívidas”, afirma.

Kollet explica que, por meio da plataforma, o usuário se cadastra e realiza a assinatura de um convênio com o Instituto de Estudo de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), podendo enviar online os títulos e documentos de dívida aos cartórios de protesto do estado.

“Não há mensalidade nem custo para adesão. Somente o pagamento de R$ 5 por título inserido no sistema. Basta apenas fazer o convênio e entrar em contato com o cartório através da plataforma”, destaca o gerente comercial.

Segundo ele, qualquer empresa ou entidade pode se cadastrar ao sistema, já que existe a lei complementar 696 de 15 de maio de 2017 que garante este direito aos cidadãos.
“É um sistema que oferece muitas facilidades e reduz custos, por isso é possível protestar em qualquer cartório das cidades de Santa Catarina”.

Fortalecimento
Atualmente mais de 11 mil empresas, além do governo estadual, utilizam a CRA em Santa Catarina. O gerente comercial diz que o sistema começou a funcionar há quatro anos, porém, em 2016 e 2017 ele se fortaleceu.

Kollet observa que o canal tem contribuído para diminuir os níveis de inadimplência no estado. Segundo ele, os devedores ficam mais alertas, pois sabem que serão protestados caso não paguem suas dívidas. “Acaba colaborando para que haja maior adimplência”, analisa.

Vantagens da CRA
– Menor custo do mercado para
recuperação de dívidas;
– Mais de 65% das dívidas resol-
vidas em até três dias úteis;
– Ferramenta extrajudicial que
dispensa as despesas advoca-
tícias e custas judiciais.
Mais informações.

Palestra

Sérgio Acy Kollet será um dos palestrantes da Fairtec. Na sexta-feira, 15, a partir das 20h30, ele falará sobre “Como recuperar seu dinheiro em tempos de crise: o segredo para diminuir a inadimplência”.

Kollet é bacharel em Administração com habilitação em Relações Humanas pela Uniasselvi de Blumenau e pós-graduado em Administração Tributária pela Fundação Castelo Branco, do Rio de Janeiro. O palestrante é administrador e mora em São José, na Grande Florianópolis.

Já atuou como coordenador comercial da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), além de ter experiência de mais de dez anos na área de protestos.


Serviço

Tema: Como recuperar seu dinheiro em tempos de crise: o segredo para diminuir a inadimplência
Palestrante: Sérgio Acy Kollet
Sexta-feira, 15, das 20h30 às 21h30