Plataforma online oferece informações a professores e alunos

Lançado no início do ano letivo, o sistema já está disponível para as escolas de Brusque

Plataforma online oferece informações a professores e alunos

Lançado no início do ano letivo, o sistema já está disponível para as escolas de Brusque

A Secretaria de Estado da Educação lançou no início do ano letivo duas plataformas virtuais para alunos e professores da rede estadual de ensino. O objetivo é permitir o acesso a informações relacionadas ao ano letivo, como notas e atividades desenvolvidas em sala de aula. Em Brusque, os diretores, os assistentes de educação, os professores responsáveis pelo programa e os professores das salas de informática das escolas receberam treinamento na semana passada.

De acordo com o Núcleo de Tecnologia Educacional da gerência Regional de Educação de Brusque, será de responsabilidade dos capacitados passar o treinamento aos outros professores e aos alunos de cada escola. Para verificar as capacitações, funcionários da gerência regional acompanharão a situação. O gerente regional Rodrigo

Cesari afirma que as plataformas auxiliarão tanto os professores quanto os alunos e seus pais.
“Vai ser muito bom porque o pai terá acesso à vida escolar do filho. Ele saberá qual o dia em que o filho terá prova, qual foi a nota. Além disto, o próprio aluno poderá acompanhar. E vai facilitar também a vida dos professores, porque o sistema permite calcular as notas automaticamente”, explica.
As plataformas

No espaço do professor, chamado de Professor Online, o docente terá acesso ao diário digital, com os registros de faltas dos alunos, ao diário de classe, com o registro de conteúdos, e a dados gerais da escola, das turmas, das ações e das tarefas aplicadas aos alunos. Cada professor será responsável por abastecer as informações da própria disciplina.

O aluno, por sua vez, através da plataforma Estudante Online, terá acesso ao boletim, às faltas, à agenda de atividades e poderá também imprimir documentos como histórico escolar, declaração da matrícula e atestado de frequência – todos eles a serem validados a partir do carimbo e assinatura do responsável na secretaria da escola. Para acessar as informações, o estudante terá de utilizar o número de matrícula e os dados pessoas.
Na Escola de Educação Básica Osvaldo Reis, parte dos professores já foi capacitada. Até segunda-feira da semana que vem, o restante também receberá o treinamento. De acordo com o diretor José Valcir Bauer, os alunos receberão os panfletos e as orientações dos docentes a partir de terça-feira, 24.

“Com certeza vai beneficiar, porque eu acredito na questão da evolução. Temos de andar juntos com os avanços tecnológicos. E será muito bom para orientação dos pais também. Porque agora, de casa, os pais poderão visualizar e acompanhar o desempenho do aluno, o rendimento e a frequência. Vamos repassar aos pais sobre a plataforma na assembleia da segunda semana de março”, diz.

Professor Online

Estudante Online

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio