PM divulga balanço final da 29ª Fenarreco

Apesar de tranquila, houve mais apreensões de drogas

PM divulga balanço final da 29ª Fenarreco

Apesar de tranquila, houve mais apreensões de drogas

A Polícia Militar divulgou o seu balanço final da 29ª Fenarreco. O resultado da atuação da PM nos dez dias de festa é considerado positivo pelo tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar. O que mais chamou a atenção dele nesta edição foi a quantidade de pessoas flagradas consumindo drogas.
De acordo com os dados liberados, sete pessoas foram pegas usando entorpecentes nas imediações do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Destas, cinco assinaram um Termo Circunstanciado e foram liberadas, enquanto duas foram detidas. Uma delas foi um menor de idade pego com 14 pedras de crack logo no começo da festa. Ele foi apreendido por tráfico.

“Antigamente, a nossa maior preocupação na Fenarreco eram as vias de fato (brigas), até porque a festa induz ao consumo do álcool e algumas pessoas passam da conta. Hoje isso mudou. O consumo de drogas aumentou e nós ficamos atentos, tanto que foram feitas apreensões e prisões”, diz Gomes.

Também foram registrados três furtos de veículos. Eles estavam estacionados não só no estacionamento do pavilhão, mas nas ruas adjacentes. Esta, aliás, é uma dificuldade para a PM, segundo o tenente-coronel. Ele diz que o furto de carros diminui, mas ainda pode melhorar, por exemplo, com o videomonitoramento. A prevenção foi realizada por meio de abordagens, foram 16 nos arredores da festa.

O comandante diz que considera satisfatório o resultado e credita isso ao planejamento. “Nesta edição, nós tivemos várias reuniões com a Secretaria de Turismo e com as entidades envolvidas para acertar os detalhes. Isso foi importante porque pudemos das sugestões, algumas foram acatadas”, afirma Gomes.

Ele diz que no ano que vem espera ter a mesma integração com o poder público e outros órgãos. Algumas das sugestões para a próxima edição é em relação ao controle de público, com o uso de catracas, melhoria na iluminação pública e, se possível, a instalação de câmeras de segurança.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio