PM forma 1.665 alunos no Proerd

Neste ano, fizeram parte do programa 71 turmas de 37 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino

PM forma 1.665 alunos no Proerd

Neste ano, fizeram parte do programa 71 turmas de 37 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino

Na noite de ontem, a Arena Brusque foi o palco para a formatura de mais 1.665 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Realizado pela Polícia Militar no ensino fundamental das escolas públicas e particulares do município, o objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e a importância de manter-se longe das drogas e da violência.

De acordo com o coordenador do Proerd de Brusque, major Pimentel, todos os alunos das quintas séries de 37 escolas participaram do programa neste ano. “100% das quintas séries, 71 turmas, e mais 41 pais do Proerd Pais”, diz.
Para ele, atuar como instrutor do programa, que completa 15 anos de existência em Brusque com 20 mil estudantes formados, é uma responsabilidade. “É uma responsabilidade grande servir de exemplo para essas crianças. Muitas delas tem no policial do Proerd uma referência que não tem em casa. Muitas vezes, já ouvi alunos me pedindo para ser pai deles. Isso é muito marcante e mostra que certamente está faltando carinho e atenção em casa”, afirma.

Ele ressalta que o programa é importante para orientar as crianças, mas é fundamental o apoio e a dedicação dos pais. “Observamos que muitos pais não tem tempo para seus filhos, e isso repercute no aumento da marginalidade, das drogas, da violência em geral. Os pais precisam cumprir seu papel”.

Para o tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, o Proerd é uma maneira de aproximar o policial das crianças. “O programa quer desmistificar a imagem que muita gente tem que o policial é ruim, de medo, e pelo contrário, queremos mostrar o policial amigo, e que existe um ser humano por trás da farda que está aqui para orientar e dar soluções”.

Gomes enaltece ainda a importância do programa. “A mensagem principal do Proerd é afastar as crianças das drogas. Isso é feito em 10 lições em sala de aula onde mostra o que a criança deve fazer quando lhe oferecem algum tipo de droga e como ela pode sair desse caminho”.

Na noite de ontem também aconteceu a formatura de 41 pais de alunos que participaram do Proerd Pais. “Fazemos várias atividades em conjunto com a família para essa valorização. O principal foco é a orientação da família para que não dependa apenas da escola, mas que cumpra também o seu papel”.

Emerson Boing, 43 anos, foi um dos 41 formandos do Proerd Pais. Ele decidiu participar do programa para dar o exemplo para a filha estudante do Colégio Cultura. “É importante dar o exemplo, estimular. Esse é o nosso papel. Foram quatro encontros bem proveitosos. Recomendo, sempre temos o que aprender”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio