Poder legislativo lança programa Câmara Sustentável

Proposta é redução na utilização copos descartáveis, folhas de papel, etc

Poder legislativo lança programa Câmara Sustentável

Proposta é redução na utilização copos descartáveis, folhas de papel, etc

Na tarde de quarta-feira, 6 de junho, os funcionários e vereadores da Câmara de Brusque se reuniram no plenário da Casa para o lançamento do projeto “Câmara Sustentável”.

Na solenidade, o diretor da Casa, Rogério Gamba explicou que neste ano, o Poder Legislativo de Brusque passou a ingressar na busca pelo Selo Social. O programa, lançado em 2009 na cidade, confere o Selo Social para entidades que demonstram contribuição com os 8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) para melhorar o mundo. Porém, muito além de buscar o selo, o diretor frisou que o objetivo é a participação e a conscientização. 

O projeto “Câmara Sustentável” foi desenvolvido pela direção da Casa e pela assessora de imprensa, Ana Roberta Venturelli Costa. Ela explicou que a ideia principal é reduzir gradativamente o consumo de copos plásticos. “Diariamente aqui na Câmara produzimos 240 litros de lixo. 80 litros são só de copos”, enfatizou.

Outra proposta é a diminuição do consumo de pape,l  principalmente as impressões desnecessárias. A ainda, a separação do lixo. Para isso, foram disponibilizadas lixeiras para coleta seletiva e distribuídos aos vereadores e servidores, kits contendo copo de cerâmica, sacola ecológica, bloco de rascunho, sacola de lixo
para carro, e Manual de Sustentabilidade. 

Ana ainda salientou o desejo de se diminuir o consumo de água mineral engarrafada em recipientes de 500 ml. “Como cada um vai ter o seu copo, a proposta é adquirir garrafas de 1 litro ou mesmo se utilizar com mais frequência os bebedouros”, frisou.

O presidente da Casa, Celso Carlos Emydio da Silva argumentou que pode parecer um geste pequeno, mas diante desta ação, ele espera primeiro total apoio dos funcionários da Câmara e ainda, que outros órgãos e entidades adotassem medidas semelhantes. 

Como esta é a semana do Meio Ambiente, ainda foi distribuído mudas de árvores para os funcionários. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio