Polícia Militar de Brusque lança aplicativo durante formatura de promoção

Ferramenta está disponível para sistema Android nos smartphones e busca interagir cada vez mais com a comunidade

Polícia Militar de Brusque lança aplicativo durante formatura de promoção

Ferramenta está disponível para sistema Android nos smartphones e busca interagir cada vez mais com a comunidade

O 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque lançou durante a solenidade de promoção de policiais, nesta sexta-feira, 24, o aplicativo 18BPM APP. A ferramenta, que está disponível para o sistema Android, busca ampliar a interatividade entre a comunidade e a polícia.

O aplicativo conta com um espaço para a população fazer denúncias, que passarão por uma triagem e, em seguida, encaminhada ao setor de investigações. Além disso, a ferramenta permite o contato com o comandante, onde é possível repassar críticas, sugestões e tirar dúvidas.

“Hoje as pessoas não têm tempo para vir até o batalhão ou até mesmo querem fazer denúncias sem serem identificadas”, diz o comandante, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro.

O aplicativo havia sido criado em setembro de 2016 mas precisou passar por aperfeiçoamentos até ser inserido no Play Store (loja virtual do Google). “A intenção é expandir para outros sistemas operacionais de smartphones, mas inicialmente começaremos pelo Android, que é o mais popular”.

A ferramenta também traz um espaço de divulgação do trabalho da Polícia Militar, em que a população conhecer as ações realizadas durante o ano. “É um instrumento a mais que podemos oferecer à população, de forma mais rápida”.

O comandante alerta que o aplicativo não vem para substituir o número de emergência 190 para chamadas de ocorrências. “Ele será instantâneo para denúncias, mas para solicitação da PM continuará o atendimento pelo telefone”, diz.

Formatura
A cerimônia foi marcada ainda pela formatura de promoção de seis policiais militares do batalhão: quatro de Brusque e dois de Ilhota. O 3º sargento Murilo Wilke será promovido a graduação de 2º sargento. Já os cabos José Ricardo Steinbach, Eder Volmar Gomes e Valdecir Peron, de Brusque, e Cristiano Pereira de Godoy e Wanderley Vangelista Mendes Lopes, ambos de Ilhota, serão promovidos a 3º sargento.

Quatro policiais aposentados também foram agraciados com medalhas por terem completado 30 anos de PM: o coronel Rubens, que já comandou o 18º BPM, e os 3º sargentos Roberto Luiz Lemus, de Ilhota, Natanael, de Gaspar, e Davi Araldi, de Brusque. “Eles completaram os 30 anos antes de irem para a reserva, por isso serão homenageados”, diz o comandante Gomes.

Elogios por ocorrências destaques também foram entregues aos policiais que participaram da ação. “É um momento bastante importante para a carreira de cada policial, tanto a promoção como as homenagens”.

Ano positivo
Na avaliação do comandante Gomes o ano de 2017 foi bastante positivo para a PM de Brusque, apesar da perda do cabo Everaldo Soares de Campos. “Tivemos muitas conquistas e aperfeiçoamento nos programas preventivos. Conseguimos melhorar o lado operacional com cursos e aquisição de novos equipamentos”, diz.

Já em 2018, o tenente-coronel acredita que será um ano bastante desafiador, por conta das eleições e eventos que deverão ocorrer a nível nacional. “Mas acredito que, junto com as forças organizadas da sociedade civil, conseguiremos ganhar reforço no efetivo para trabalharmos com excelência”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio