Polícia Militar fiscalizará empresas de Brusque a partir da próxima semana

Policiais de Brusque visitarão os estabelecimentos para verificar se alvará de funcionamento e localização está legal

Polícia Militar fiscalizará empresas de Brusque a partir da próxima semana

Policiais de Brusque visitarão os estabelecimentos para verificar se alvará de funcionamento e localização está legal

A partir da próxima segunda-feira, 22, a Polícia Militar iniciará a fiscalização de Alvará de Funcionamento e Localização, em parceria com a Secretaria da Fazenda de Brusque. A intenção é visitar todos os estabelecimentos por bairros, em um calendário previsto até o fim do ano, passando por todas as ruas. Segundo o comandante da PM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, o objetivo é também verificar a situação dos locais onde geralmente tem registros de ocorrências policiais.

O tenente Matheus Perfoll está à frente da operação e participou, junto com outros policiais, de treinamentos com um fiscal da prefeitura. “No ano passado, a partir de maio, havíamos começado a fiscalizar os alvarás expedidos pela prefeitura, em parceria com os auditores fiscais. Mas, a partir deste treinamento, daremos continuidade de forma bem organizada e estruturada”, explica.

O comandante Gomes diz que o modelo de parceria entre a política e as prefeituras é aplicado em outros municípios catarinenses, principalmente no Sul do estado, com resultados positivos. “Vamos fiscalizar todos os estabelecimentos com alvarás, mas nosso foco principal são os estabelecimentos que aglomeram pessoas, principalmente nos fins de semana, como bares, boates e lanchonetes”.

Com o convênio, a PM passa a ter acesso ao sistema da prefeitura para consulta e inserção de dados. Durante o dia, a fiscalização será com a presença de um fiscal da prefeitura, já à noite, será focado em locais onde acontecem ocorrências policiais. “Queremos monitorar todos os estabelecimentos, não somente com a fiscalização das viaturas, mas com a documentação regularizada. Essa é uma maneira de trabalharmos com a prevenção e nos anteciparmos aos crimes”.

A parceria está sendo anunciada por meio de um folder explicativo. O tenente Perfoll explica que assim, os empresários podem manter a situação regularizada, pois as visitas acontecerão sem um aviso prévio. “É importante que todas as empresas estejam regularizadas, se não gera uma concorrência desleal e ilegal com as outras que têm que arcar com o pagamento correto de todos os impostos”.

Policiamento comunitário

Para o tenente Perfoll, a fiscalização nos estabelecimentos da cidade vai além da regularização dos alvarás. Ele afirma que, com a parceria, conseguem implementar um policiamento comunitário, pois se aproximam dos empresários e colhem também informações relacionadas a crimes, como algum suspeito que esteja rondando o estabelecimento. “Nas visitas que fizemos no ano passado, recebemos até denúncias de tráfico. Com isso, fizemos o policiamento nas empresas e os proprietários ficaram felizes, pois tiveram uma maior sensação de segurança”, diz.

O comandante Gomes informa que para a realização do trabalho de fiscalização não serão retirados policiais das ruas e nem mesmo haverá incremento no efetivo. “Utilizaremos policiais da parte administrativa, que já realizam outras atividades também dentro do batalhão”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio