Policiais da Rocam participam de curso de aperfeiçoamento

Técnicas policiais e de pilotagem foram repassadas aos 27 participantes com instruções do batalhão de Choque

Policiais da Rocam participam de curso de aperfeiçoamento

Técnicas policiais e de pilotagem foram repassadas aos 27 participantes com instruções do batalhão de Choque

Cinco policiais militares de Brusque concluíram o curso de treinamento específico de policiamento tático com motocicletas, no nível avançado, na semana passada. Ao todo, 27 PMs participaram do curso e apenas dois não concluíram devido a lesões. Além dos policiais de Brusque, participaram também dos batalhões de Blumenau, Imbituba, Canoinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Jaraguá do Sul e Braço do Norte. As instruções foram ministradas por policiais militares da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do Batalhão de Choque de Florianópolis, capitão Alexandre, soldado Roman e soldado Turíbio.

O treinamento ocorreu entre os dias 5 a 9 de dezembro, sendo que começava às 7h e se estendia até às 22h. A organização do curso foi de responsabilidade do 18º Batalhão de Brusque e contou com apoio de diversas pessoas, que cederam espaços para os treinamentos.

As instruções foram realizadas no pátio do 18º BPM, no estacionamento da Havan, em dois pátios com chão de barro pertencentes um à empresa Recicle e outro da Zucco Terraplanagem, na pista de motocross Cross Ville e no Kartódromo de Brusque.

O comandante da Rocam de Brusque, capitão Ciro Adriano da Silva, informa que foram repassadas diversas técnicas de policiamento e de pilotagem durante o curso. Na parte de pilotagem, os militares receberam instruções sobre a condução da motocicleta com um garupa. Além de diversas técnicas para fora de estrada, bem como a passagem por obstáculos como rampas, escadas, desníveis, entre outros. “Ainda na pilotagem, o policial militar recebeu instruções de como realizar a função de garupa sem atrapalhar o piloto e ainda conduzir uma arma longa, fuzil ou carabina, estando pronta para utilizá-la se necessário”, acrescenta.

Na parte de técnica policial foram repassadas técnicas de abordagem com um atirador garupado na motocicleta, posições e ejeções que o atirador realiza para conseguir uma posição melhor de tiro, dentre outras técnicas, como caminhada tática e revista. “Todo esse conhecimento tem por objetivo aumentar a eficiência do policiamento tático com motocicletas com mais segurança para o policial militar tanto na pilotagem como na abordagem. A sociedade irá receber um atendimento mais rápido e de maior qualidade”, afirma o capitão.

Com o curso, os policiais da Rocam estão habilitados a assumir a formação com um atirador garupado com uma arma longa. Porém, o capitão Ciro informa que, como o trabalho da Rocam é muito técnico, para realizar o policiamento garupado é necessário um número mínimo de policiais militares habilitados. “E ainda deve ser analisado em cada policiamento se será mais indicado levar o atirador ou um policial em cada moto”.

O comandante da PM, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, afirma que a qualificação para o policial é muito importante em todas as áreas, e ainda mais para a motocicleta, em que é necessário ter uma habilidade maior para pilotar o veículo. “Além de piloto, ele é policial, então tem que utilizar as técnicas de policiamento, os armamentos e fazer uma abordagem rápida e eficiente”, diz.

Segundo Gomes, houve um esforço grande para trazer o curso para Brusque, para que os policiais tivessem a oportunidade de fazer a qualificação e poderem utilizar na rotina diária. “Queremos fazer mais cursos, pois o aprimoramento é fundamental ainda mais na nossa área, pois o risco é grande e intenso e não podemos falhar. A nossa falha pode repercutir em uma ocorrência e ser fatal não somente para o policial, mas para terceiros inocentes. Por isso a qualificação do PM é uma constante”.

Cinco policiais de Brusque foram certificados pelo curso de aperfeiçoamento / Foto: Jaison Lorenceti / Rádio Diplomata FM
Cinco policiais de Brusque foram certificados pelo curso de aperfeiçoamento / Foto: Jaison Lorenceti / Rádio Diplomata FM
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio