Policiais de Brusque, Guabiruba e Botuverá são promovidos em formatura

Formatura de promoção ocorreu na tarde de quinta-feira, 11, na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar

  • Por Redação
  • 10:32
  • Atualizado às 15:43

Policiais de Brusque, Guabiruba e Botuverá são promovidos em formatura

Formatura de promoção ocorreu na tarde de quinta-feira, 11, na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar

  • Por Redação
  • 10:32
  • Atualizado às 15:43
  • +A-A

Três policiais de Brusque, Guabiruba e Botuverá foram promovidos durante a formatura na tarde de quinta-feira, 11, na sede do 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque. O então 1º sargento Moacir Brandes assumiu o cargo de subtenente, em Brusque. Já os cabos Sergio Gorges, de Guabiruba, e Alexandre Fabiano Amaral dos Santos, que atua em Botuverá, foram promovidos a 3º sargento.

Leia também: Moradores reclamam de queimadas em casas e empresas de Brusque

Durante a solenidade, também houve a entrega de certificados de elogio aos policiais que tiveram, recentemente, atuação destacada no serviço operacional. O 3º sargento Miguel Zanca, de Botuverá, também teve destaque na cerimônia, com a passagem para a reserva remunerada (aposentadoria). Ele ainda recebeu o diploma de “Honra ao mérito” em reconhecimento aos serviços prestados na Polícia Militar.

O subtenente Brandes, 40 anos, explica que surgiram 17 vagas para a função no estado com a aposentadoria de outros policiais. Com isso, uma das vagas contemplou o 18º Batalhão, e com o cumprimento de todas as exigências, como a somatória de cursos e medalhas, o militar conseguiu a promoção por merecimento.

Brandes está há 21 anos na PM e 18 anos serviu na função de sargento, sendo que 15 deles ficou no comando da companhia de Guabiruba. “É uma alegria chegar a esse cargo, e perceber que trabalhei voltado para os colegas, com dedicação dia após dia”, comemora.

Atualmente, o militar trabalha no setor de escalante, dentro do batalhão em Brusque, função que deverá permanecer mesmo após a promoção. “Cuido dos direitos dos cabos, sargentos e superiores para que tenham regular funcionamento. Agora, sendo subtenente, terei apenas mais obrigações e devo impor respeito frente aos meus colegas”, diz.

O 3º sargento Alexandre Fabiano Amaral dos Santos, 43, que está há oito meses lotado em Botuverá, afirma que a promoção era algo muito esperado em sua carreira. “Fico muito feliz, pois é uma maneira de valorização do profissional tanto pelo Estado quanto pela própria Polícia Militar”.

Amaral está na vida militar há 24 anos e salienta que a promoção por tempo de serviço melhora a autoestima do policial. “Trabalhei por muito tempo em Itajaí, e agora estou em Botuverá. Estou muito feliz nesse município, pois é de um povo pacato, com um índice de criminalidade muito baixo. E trabalhar no 18º Batalhão é uma honra, pois é muito organizado”, elogia.

Há mais de 30 anos na Polícia Militar, o 3º sargento Sergio Gorges, 49 anos, levou toda a família para participar da formatura. Para ele, é uma grande satisfação receber a promoção, até porque sempre esteve envolvido no meio militar, quando iniciou sua carreira servindo ao Exército.

Natural do Paraná, foi em Brusque que Gorges fez a escola de soldado e foi em Guabiruba que optou servir há 22 anos. “Pretendo sair desse município apenas quando eu for para a reserva remunerada”, afirma.

O sargento ressalta que agora, com a mudança de cargo, passa a assumir uma maior responsabilidade. “Cada promoção na vida profissional significa ter mais compromisso com a função para garantir a segurança da comunidade”.

Além dos policiais da região, outros dois cabos da companhia de Gaspar também foram promovidos a 3º sargento: o policial Euzébio Pedro Garcia e Sandro Roberto Bonin.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio