Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Políticos de carreira tentam fundar diretórios municipais do PSL em Santa Catarina

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Políticos de carreira tentam fundar diretórios municipais do PSL em Santa Catarina

Raul Sartori

Recolhendo cinzas
Depois do terremoto eleitoral em SC, com a surpreendente eleição de Carlos Moisés da Silva para governador e as inesperadas derrotas de Raimundo Colombo e Paulo Bauer para o Senado, os principais partidos no estado só tem uma meta a partir de janeiro de 2019: reunir o que sobrou de cinzas (quando não entulhos) e recomeçar. Mas, exceto o PSL, o que se vê é a permanência do mesmo de sempre, ou seja, a velha política.

Raposas
Dizem as folhas sulinas que conhecidos políticos de carreira, derrotados fragorosamente nas eleições deste ano, estão agindo completamente à revelia da direção estadual do PSL e, por conta própria, promovem reuniões e encontros para “fundar, assumir e liderar” o partido nos municípios onde ele ainda não está organizado. Há seis meses atrás ignoravam que existia um partido chamado PSL.

Arquivado
O senador Dalírio Beber (PSDB-SC) deu-se conta do estrago que faria em sua biografia e pediu o arquivamento do projeto de sua autoria que impediria o aumento da inelegibilidade para políticos condenados antes de 2010, data da sanção da Ficha Limpa, e que já tivessem cumprido a pena de 3 anos longe da vida pública. A proposta, segundo ele, era para evitar a retroatividade da lei nos casos transitados em julgado. Temendo mudanças na Ficha Limpa, que pune com até 8 anos de inelegibilidade, líderes partidários apresentaram dois requerimentos para retirada do projeto da pauta do plenário. Aprovados rapidamente. E que o projeto seja sepultado para todo o sempre.

Veterano
Superintendente do Sebrae de SC há 18 anos, Guilherme Ziguelli queria permanecer no cargo. Tano que até se candidatou à mais um mandato, mas perdeu para o engenheiro e administrador Carlos Henrique Ramos Fonseca, indicado pela Federação das Indústrias (Fiesc). A eleição será hoje. Até onde se sabe, Ziguelli não ficará desempregado. Pode ser chamado para integrar a equipe da nova administração estadual.

Transparência?
A autoria do Portal da Transparência da OAB/SC é reivindicada e comemorada por Rafael Horn, ex-tesoureiro e atual candidato da situação à presidência da entidade. Mas o detalhe que chama a atenção dos advogados catarinenses é a dificuldade de se encontrar informações atualizadas por lá. Às vésperas da eleição, dia 28, foi postado um resumido balanço de 2017.

Espanto
Causou espanto e até indignação na reitoria da UFSC a indicação da delegada da Polícia Federal Erika Marena para integrar o grupo do futuro ministro da Justiça Sérgio Moro. É quase unanimidade a opinião de que foi arbitrária sua conduta na Operação Ouvidos Moucos, que levou o reitor Luiz Carlos Cancelier ao suicídio. O viés autoritário dela também ficou evidente ao acionar professores que participaram de ato em defesa da memória de Cancelier.

Exagero
Mede-se em dezenas de horas o tempo já gasto nas mídias, há uma semana, principalmente na TV, em rede nacional, sobre aquela ponte que ameaça desabar no Centro de São Paulo. E o Brasil todo não sabe que há pelo menos 20 anos, todo dia formam-se filas de quilômetros para entrar e sair na Ilha de SC pela Via Expressa/BR 282, de apenas sete quilômetros apenas e fluxo de 140 mil veículos. Os prejuízos, em tempo e dinheiro, são incalculáveis. E a culpa é exclusivamente da classe política. É o maior exemplo de sua omissão.

Potássio
Um grupo de alunos do Ensino Médio Técnico Integrado em Química do Campus Jaraguá do Sul fez uma descoberta: não é a banana que a toda poderosa em potássio – que entre outros efeitos combate as caibras dos atletas -, e sim o abacate. E em uma concentração duas vezes maior.

Queijo
Será inaugurada dia 8 de dezembro a primeira indústria brasileira de queijos provolone e gorgonzola de alta qualidade e que segue a receita original italiana. O investimento, de R$ 28 milhões, da Gran Mestri Alimentos, fica em Guaraciaba, no extremo-oeste, e se integra a uma fábrica já existente no município.

Alerta
O Conselho da Magistratura do TJ-SC emitiu resolução, enviada a todos os magistrados e oficiais de Justiça, sobre a concessão da assistência judiciária. Alerta que exibir viagens para locais paradisíacos e ostentar bens materiais nas redes sociais podem ser sinais exteriores de riqueza capazes de influenciar e interferir na concessão da Justiça gratuita. Em SC cerca de 30% dos processos, o equivalente a 570 mil ações em 2017, têm pelo menos uma das partes com acesso à assistência judiciária.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio