Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Políticos são condenados por compra de votos em troca de combustível, em São João Batista

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Políticos são condenados por compra de votos em troca de combustível, em São João Batista

Página 3

Representatividade
O colunista de O Município, Raul Sartori, traz em seu texto desta sexta-feira, 12, notícia de grande pressão dos municípios maiores para ficarem com mais policiais admitidos em concurso. Apresenta o óbvio: que a distribuição de policiais segue mais critérios políticos do que técnicos, tanto é que as cidades com mais representantes na Assembleia avançam sempre nos pleitos feitos ao governo. Brusque, por sua vez, patinada, relegada a promessas desfeitas da noite para o dia, e de conversa para boi dormir por parte do governo estadual.


De volta
O ex-vereador Celio de Souza, que se notabilizou por ter votado contra o seu próprio partido, o PMDB, na eleição indireta realizada em 2016, está novamente de volta à prefeitura. Ontem, foi nomeado coordenador, lotado na Fundação Municipal de Esportes (FME). Ele já esteve na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque e, anteriormente, também em cargo comissionado na prefeitura.


Condenações em São João
O juiz Alexandre Murilo Schramm, da Justiça Eleitoral de São João Batista, condenou ontem políticos locais em caso envolvendo acusação de compra de votos com distribuição de combustíveis durante a campanha eleitoral de 2016. Além do candidato derrotado, Aderbal Manoel dos Santos, do PP, e o vice na chapa, Adriano Ramos, foram condenados candidatos a vereadores eleitos e suplentes. A denúncia partiu da coligação do prefeito Daniel Netto Cândido (PSD).

As penas
Vereadores eleitos tiveram o registro cassado pelo juiz, assim como foram declarados inelegíveis por oito anos, assim como os candidatos da chapa majoritária. Os vereadores Alécio Boratti (PP), Fábio da Ravel (PP) e Carlos Francisco da Silva (PP) deverão deixar seus cargos. Entretanto, é provável que consigam uma liminar para permanecer no posto até o julgamento do caso em segunda instância.


Pintura em postes
Apesar do governo ter um discurso de que pegou uma máquina inchada com grande número de funcionários efetivos, nem sempre consegue fazer suas atividades com eles. Primeiro, a necessidade de contratar um instituto de fora, a peso de ouro, para serviços de gestão, quando há, no quadro funcional, diversos especialistas no assunto. Agora, o município não tem gente suficiente para fazer a pintura de postes e meio-fio, e irá contratar, por licitação, uma empresa para fazer o serviço.


Agricultura familiar
O município de Brusque realiza chamada pública para adquirir gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período de 22 de maio a 31 de dezembro de 2017, com finalidade de apresentar projeto de venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar. A retirada do edital pode ser feita no horário comercial no Departamento de Licitações da prefeitura.


//EDITORIAL

Brusque dos recordes

Na edição de segunda feira o jornal O Município lembrou três recordes registrados no RankBrasil: Trabalhador com mais tempo na mesma empresa, maior camiseta do Brasil e a maior cavalgada.

Se olharmos mais de perto cada um destes recordes podemos identificar o quanto eles estão relacionados com a cultura e o perfil de nossa gente.

A maior camiseta do Brasil, apresentada pela AmpeBr em 2007, tem tudo a ver com a característica de trabalho do brusquense, com sua vontade de vencer. Da busca por ser o maior e melhor no que faz. Este é um dos pilares de nossa prosperidade.

O recorde do seu Walter Orthmann como o trabalhador com mais tempo de serviço na mesma empresa é a personificação da dedicação do brusquense ao trabalho e sua afeição à tradição, sendo fiel a uma das instituições que mais confia, a empresa, de onde provêm o seu sustento.

Por fim, o recorde do Guinnes Book da maior cavalgada do mundo mostra o quanto gostamos, ao mesmo tempo, de festa e também da religiosidade. Ambas estão baseadas em nossa habilidade de confraternizar e do espírito hospitaleiro que encanta e atrai muita gente para comprar, rezar e se divertir por aqui.

Além deste perfil, tem uma característica marcante no brusquense, a capacidade de produzir sem esperar pelo setor público. Mesmo não tendo uma infraestrutura adequada, conseguimos crescer neste momento de crise.

Prova disso são os números do emprego em nossa cidade. De janeiro a março foram criados 1.178 postos de trabalhos formais, segundo levantamento do Observatório Social com base no Caged.  

Se já conseguimos nos desenvolver neste ambiente tão inóspito, imagine se pudéssemos contar com melhorias

Esse nosso jeito tem atraído a atenção de outras cidades e vem tornando não só o povo valoroso, mas também nosso patrimônio. Esta semana a revista Exame trouxe um guia de imóveis apresentando Brusque em destaque.

Segundo a revista os imóveis usados da cidade tiveram uma valorização de 4,5% nos últimos 12 meses, bem acima da média nacional de 0,8%.   

Assim vamos em frente, construindo o futuro dia após dia, enfrentando as adversidades e obtendo novas conquistas. O jornal O Município vai reconhecendo e escrevendo sobre o que a cidade tem de bom.

Por isso, também, foi reconhecido, ganhando os últimos importantes prêmios estaduais e colocando os jornalistas Marcos Borges (vencedor do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental), Juliana Eichwald (1º lugar no Prêmio Caixa-Unochapecó de Jornalismo Ambiental) e Bárbara Sales ( lugar no Prêmio Fiesc de Jornalismo) no hall da fama do jornal, que bateu o seu recorde de prêmios em um só ano.

Mas nem só de acontecimentos grandiosos vive Brusque. Ela vive de cada pequena empresa, das mãos habilidosas de nossas costureiras, da criatividade de estilistas, dos pequenos comércios que se juntam em grandes centros comerciais e de grandes lojas que se espalham pelo Brasil.  

Esta massa é que dá a liga para tanto sucesso e que precisa mais do que nunca da atenção do poder público. Ele precisa fazer a sua parte, cuidando desta gente na saúde, zelando por ela na segurança, e abrindo seus caminhos por ruas e rodovias feitas com qualidade e no prazo.

Que trabalhe incansável em obras de drenagem e barragem para que não nos deixe perecer com alagamentos ou enchentes.

Se já conseguimos nos desenvolver neste ambiente tão inóspito, imagine se pudéssemos contar com estas melhorias. Com certeza acrescentaríamos algumas páginas no Guinness Book com as proezas deste povo.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo