Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

População se pergunta: são eficientes as barragens no Alvo Vale?

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

População se pergunta: são eficientes as barragens no Alvo Vale?

Raul Sartori

A população do Baixo Vale do Itajaí, atingida por enchentes nos últimos dias, começa a se perguntar mais uma vez: são eficientes as barragens no Alvo Vale? E o que houve com o badalado radar meteorológico de Lontras, que foi incapaz de gerar um alerta?


Representatividade
Apesar de responsáveis por 93% do PIB catarinense e pela geração de mais de 2,2 milhões de empregos, os setores comercial, industrial e de serviços, representados por suas entidades maiores (Fiesc, Fecomércio, FCDL e Facisc) vão ter sua comissão permanente na Assembleia Legislativa, lado a lado com as dez já existentes, algumas de importância significativamente menor, com todo respeito. Projeto pela criação foi protocolado pelo deputado Nilso Berlanda (PR) e já tem amplo apoio.


Insanidade 1
A Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de SC (Fetrancesc), foi alertada de projeto na Assembleia Legislativa, e foi lá pedir a rejeição de estapafúrdia proposta que diminui em 50% a faixa de domínio de rodovias estaduais que cruzam áreas urbanas residenciais. Ficariam apenas 7,5 metros de cada lado. O autor do projeto, deputado Mauro de Nadal, diz que prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais pediram isso. Serão eles, por acaso, que na eventual necessidade de ampliação de pistas, agora ou no futuro, pagarão indenizações financeiras e sociais?


Insanidade 2
Os favoráveis ao projeto dizem que as faixas de domínio, hoje, na prática, só servem para a arrecadação de recursos provenientes de publicidade ou de concessão para passagem de cabos de energia e telefonia. Esquecem a segurança, é preciso dizer. Mas com casas e comércios, tudo muda. E quem já está lá é por culpa de prefeitos irresponsáveis, permitindo que o interesse privado prevalecesse sobre o público.


Corrupção
A Operação Lava Jato começa a atingir diretamente o bolso dos corruptos do PP. Anteontem foi ampliado para R$ 1,8 bilhão (até então era de R$ 460,6 milhões) o bloqueio de bens do partido e de seis filiados, entre eles os ex-deputados federais João Pizzolatti, de SC, que é tido como milionário, e Nelson Meurer, catarinense de Caçador que fez carreira política no interior do Paraná.


Gol contra
Com milhares de processos na fila para julgar, o TJ-SC se viu, anteontem, diante de uma ação envolvendo um jogador de futebol, que foi absolvido, anteriormente condenado na comarca de Santo Amaro da Imperatriz por supostamente ter agredido fisicamente uma assistente de arbitragem (bandeirinha) em jogo de futebol amador do município. Para isso não existe a Justiça Esportiva, juiz de paz, delgado de polícia, o pároco?


Pirataria
A Federação das CDLs de SC continua firme em sua campanha contra as chamadas feirinhas do Brás, bairro paulistano que concentra centenas de confecções e pequenas fábricas de produtos, além de empesas que fazem “importabando”. Resultado: no município de Pescaria Brava, no sul-catarinense, há três semanas, uma blitz constatou que 70% das mercadorias apreendidas eram falsificadas.


Não pode
Se o tenista Gustavo Kuerten, do alto de suas conquistas extraordinárias, quiser ser professor da modalidade, não pode. Talvez em sua casa. Só se tiver diploma de graduado em educação física. A discussão está nos tribunais, já com algumas decisões. No Rio Grande do Sul, a Justiça Federal entendeu que ser treinador de tênis não é exclusividade do educador físico.


Fama
A lua-de-mel da Chapecoense com a fama decorrente de sua memorável tragédia na Colombia, continua. O Benfica, de Portugal, anunciou que vai convidar a equipe catarinense para participar da 10ª edição da Copa Eusébio, torneio organizado pelo clube que homenageia o ex-atacante português. O jogo entre os dois times acontecerá no próximo dia 22 de julho, no estádio da Luz, em Lisboa.


Indecisão
O presidente Michel Temer ainda não decidiu se veta ou não alteração feita pelo Congresso Nacional em medida provisória que reduziu os limites do Parque Nacional da Serra Catarinense, ex-Parque Nacional de São Joaquim, em SC, ampliado por discricionária resolução no ano passado, do Ibama, que levou a protestos generalizados por abranger áreas produtivas ocupadas há décadas.


DETALHES

  • O deputado federal Mauro Mariani vai dormir e acorda com um sonho: ser o candidato do PMDB ao governo do Estado em 2018. Mas no mesmo PMDB há quem já não durma por causa disso.
  • Certamente faltará lugar, hoje, no auditório da Udesc, em Florianópolis, para interessados em ouvir a palestra com o oportuno tema “Conjuntura Macroeconômica e Perspectivas 2017-2022”, do renomado professor Juan Jensen, do Insper, de São Paulo.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio