Conteúdo exclusivo para assinantes

Por meio da música, Quarteto Primus leva esperança às pessoas

Fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Guabiruba, já gravaram três CDs e um DVD

Por meio da música, Quarteto Primus leva esperança às pessoas

Fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de Guabiruba, já gravaram três CDs e um DVD

Com o objetivo de louvar a Deus e participar de encontros musicais em Santa Catarina, promovidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia – do qual são fiéis -, surgiu em 1987 o Quarteto Primus, em Guabiruba.

Composto por primos, todos moradores do Lageado Baixo, o grupo é formado pelo professor Cristiano Pollheim, 44 anos, que é o primeiro tenor; Edio Pollheim, 43, cuidador – segundo tenor; Levi Pollheim, 51, empresário – barítono e Geraldino Hoefelmann, 50, também empresário, que é o baixista. No entanto, durante 25 anos o primeiro tenor foi Jailson Pollheim.

A Igreja Adventista sempre foi muito forte no segmento musical religioso no Brasil e os primos se inspiraram no quarteto oficial da igreja no país – Arautos do Rei. Além disso, tinham o hábito de ouvir seus familiares cantarem em quartetos e corais, e isso os motivou ainda mais a formar um grupo.

Todos os integrantes do Quarteto “Primus”, palavra que vem do latim e significa “primeiro”, cantam. No entanto, geralmente usam play back como instrumentação. Às vezes também se apresentam com orquestra ou banda tocando ao vivo. Eles possuem composições próprias e utilizam versões e traduções de quartetos americanos.

Há 30 anos Quarteto Primus entoa louvores a Deus e se apresenta em eventos de Santa Catarina e do país/ Primus/Divulgação

Nos 30 anos de história, o quarteto gravou três CDS e um DVD. Intitulado o Campeão do amor, em 1998 foi lançado o primeiro CD com dez músicas. Já em 2002, com o título O maior tesouro e voltando às origens, foram lançados dois CDS com dez músicas cada, em que apresentavam canções clássicas de quartetos antigos, somente com voz e piano.

Porém, os primos vislumbravam mais e tinham um sonho audacioso de gravarem um DVD, que foi possível graças a colaboração de um patrocinador e amigo – o empresário de Brusque, Cláudio Henrique Martins.

Cristiano conta que escolheram um repertório, convidaram alguns outros cantores e orquestras para integrar a deles, contrataram uma equipe de sonoplastia e uma equipe de vídeo e após muitos ensaios, no dia 4 de maio desse ano, realizaram a gravação.

A ideia da gravação do DVD foi uma parceria de Cristiano e do pianista e maestro Vagner Hoefelmann, que é parceiro do Quarteto. “Foi dele todos os arranjos instrumentais e vocais do DVD. Rafael Hoefelmann também foi de extrema importância na realização desse projeto. Pois além de participar da banda tocando violino, trompete e guitarra, desenvolveu todo o trabalho de designer gráfico da capa e estampa”, conta o primeiro tenor.

Lutas e vitórias
O Quarteto Primus se apresenta nas igrejas da região, além de viajarem por Santa Catarina e por outros estados do Brasil. Neste ano estiveram no Espírito Santo e em 2016 se apresentaram em Brasília, no maior encontro de quartetos masculinos do país.

Também participam de eventos em teatros, apresentações cívicas e trabalho voluntário em hospitais e asilos. “É sempre bom cantar e levar uma mensagem de esperança para as pessoas que estão precisando. Inclusive, esse é o objetivo principal do Quarteto”, diz Cristiano.

Segundo ele, estes 30 anos foram de lutas, vitórias e alguns fracassos. “Aprendemos muito com as pessoas com quem entramos em contato. Aprendemos a amar mais as pessoas, aprendemos a ser mais humanos, sensíveis e abertos a compreensões de concepções religiosas diferentes da nossa. Aprendemos que existe um Deus que nos ama acima de qualquer coisa”, destaca o primeiro tenor.

Para ele, o Quarteto realiza um trabalho importante para a sociedade, pois leva música que fala de esperança a um mundo sem esperança. “Levar música que toque no fundo da alma, que faça meditar, pra nós isso é um privilégio”.

Veja apresentação do Quarteto Primus

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio