Conteúdo exclusivo para assinantes

Portal reúne acervo de fotos e documentos históricos de Brusque

Cerca de 670 imagens já foram cadastradas no site; comunidade pode colaborar com o projeto

Portal reúne acervo de fotos e documentos históricos de Brusque

Cerca de 670 imagens já foram cadastradas no site; comunidade pode colaborar com o projeto

Com o intuito de valorizar a história de Brusque, o designer gráfico e web designer Paulo Morelli trabalha há alguns meses na produção de um portal digital que reúne fotos, documentos, vídeos e mapas do município. O Brusque Memória – www.brusquememoria.com.br – está em fase de elaboração e será lançado em dezembro.

Até este momento cerca de 670 fotos já foram cadastradas, conforme o idealizador do projeto, que é diretor da agência P1 Design. No entanto, milhares de imagens estarão disponíveis no canal online.

“É um acervo que mostra imagens de ruas, praças, igrejas, casarões antigos, estádios, clubes, personagens históricos, ex-prefeitos, empresários, entre outros”.

Após participar de alguns projetos voltados à história de Brusque, Morelli teve o desejo de catalogar e tornar públicas as imagens da cidade.

O contato com um grande acervo de diversas fontes de clientes, além do acervo do fotógrafo Érico Zendron – avó de sua esposa -, lhe motivaram a compilar todas essas informações no portal.

“Pensei em construir um espaço onde toda a comunidade possa ter acesso à história, de forma organizada e catalogada. O livro é permanente, mas tem a limitação física. Já no portal, a qualquer hora, de qualquer lugar, é possível estar em contato com este material, que possui uma riqueza de imagens e dados”, diz Morelli.

O organizador explica que todas as imagens serão cadastradas com o máximo de informações disponíveis, como: nome do fotógrafo ou do acervo, data exata ou aproximada, localização, pessoas envolvidas, famílias, evento e descrição da imagem.

Os acervos iniciais reúnem materiais particulares de Zendron, da família Morelli, do Museu da Sociedade Esportiva Bandeirante, projetos do jornal O Município, imagens diversas da internet e acervos particulares dos patrocinadores do projeto.

Portal reúne acervo particulares de famílias, de clubes, entre outros/ Brusque Memória/Divulgação

Busca de colaboradores
Para que o Brusque Memória se torne realidade é necessário o envolvimento de muitas pessoas, e consequentemente, é necessário recursos, já que há custos com o servidor do site e a manutenção.

A captação de recursos para o projeto começou em julho e possui cerca de dez patrocinadores até o momento. Qualquer empresa ou pessoa física pode colaborar e ajudar a manter viva a história de Brusque. Cada cota tem sua contrapartida e benefícios.

“Convidamos todos que querem preservar a história da cidade e valorizar o passado a fazerem parte desta ação. Pequenas colaborações individuais podem fortalecer o projeto e tornar realidade este portal”, afirma Morelli.

Para saber mais sobre o Brusque Memória e colaborar, basta acessar o link: www.catarse.me/brusque_memoria. Mais informações no email contato@brusquememoria.com.br e pelos telefones: (47) 3044- 5101 e (47) 99139-5833.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio