PP retira candidaturas de Ingo Fischer e Juarez Piva

Decisão foi protocolada no fim da manhã desta segunda-feira

PP retira candidaturas de Ingo Fischer e Juarez Piva

Decisão foi protocolada no fim da manhã desta segunda-feira

O Partido Progressista (PP) retirou no fim da manhã desta segunda-feira, 27 de abril, as candidaturas de Ingo Fischer e Juarez Piva, na eleição indireta que elegerá o novo chefe do executivo brusquense nesta quinta-feira, 30. Fischer e Piva concorreriam ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Brusque contra Roberto Prudêncio Neto (PSD) – prefeito interino – e Danilo Rezini (PMDB).

Segundo o documento entregue pelo presidente do PP, Evandro de Farias, o Farinha, na Câmara de Vereadores, por volta das 11h30, a possível alteração na Lei Orgânica Municipal  foi o principal motivo para a retirada da candidatura. “A mudança na Lei Orgânica Municipal para transformar o voto secreto em voto aberto, que poderá ser materializada três dias antes da realização do pleito, atenta contra os princípios da segurança jurídica e da legalidade”, diz o documento.

Ainda de acordo com o documento, “registra-se uma manobra injustificada para, após estabelecidas as regras a serem seguidas nas eleições, introduzir modificações, o que macula de ilegitimidade as eleições a serem realizadas três dias após a mudança das regras pré-estabelecidas”.

O vereador Edson Rubem Muller, o Pipoca (PP), líder do partido na Casa, confirma a retirada da candidatura e endossa o motivo alegado pela sigla: a mudança na regra com o jogo já em andamento.

Ele diz que o partido irá recomeçar as tratativas visando a campanha eleitoral em 2016, mas não confirma que Fischer e Piva sejam pré-candidatos para o pleito do próximo ano. “Isso é uma questão a ser discutida mais para frente”.

A diretora do departamento jurídico da Câmara de Brusque, Fabiana Dalcastagné, destaca que o prazo para substituição de candidatos expirou no dia 20 de abril, portanto, Roberto Prudêncio Neto será candidato único na eleição desta quinta-feira, devendo vencer em primeiro turno.

Alteração na Lei Orgânica

A segunda votação para decidir a aprovação da emenda que  autoriza o voto aberto na eleição indireta do dia 30 de abril acontece na tarde desta segunda-feira, a partir das 13 horas.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio