Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prazo final para obras do contorno viário da Grande Florianópolis é adiado para 2020

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prazo final para obras do contorno viário da Grande Florianópolis é adiado para 2020

Midiático

Raul Sartori

Novo atraso
O presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, explica (ou tentará explicar, porque a enrolação é normal) o que está acontecendo com as obras do mais que necessário contorno viário da Grande Florianópolis, cujo prazo inicial para entrega ao tráfego era 2012. Depois passou para 2017 e até dias atrás 30 de dezembro de 2019. Que não será mais. O deputado estadual João Amin ficou sabendo que o prazo final agora é 2020. Socorro!

Midiático
O advogado criminalista de vários réus da Operação Lava Jato, Antônio Carlos de Almeida Castro, notável pela compulsão por câmeras e flashes, é um dos principais conferencistas do 7º Congresso Catarinense de Direito Administrativo, que abre segunda-feira, às 18h30, no auditório do Tribunal de Contas, em Florianópolis. Abordará “Abuso de autoridade”.

Mamografia
Mais uma vitória da deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC). A Câmara dos Deputados aprovou quarta-feira projeto de sua autoria para sustar dispositivo de absurda portaria do Ministério da Saúde que cria dificuldades para o acesso de mulheres com idade entre 40 e 49 anos de idade ao exame de mamografia pelo SUS. O texto vai agora ao Plenário do Senado, com pedido de urgência para votação.

O que faltou?
Vários atletas que nasceram ou se consagraram em SC escolheram outros lugares para seus projetos sociais ou esportivos. Falcão, o Pelé do futsal, quer transformar a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, na capital brasileira da modalidade. A voleibolista Ana Moser também centra em São Paulo suas ações sociais, igualmente como o nadador Fernando Scherer. O que faltou aqui? Só basta o tenista Gustavo Kuerten seguir os outros, que se sabe faz de tudo para seguir adiante como bom samaritano. E não está fácil. Ao lado de uma quase unanimidade solidária, sempre tem quem queira atrapalhar, de inveja, porque não consegue tirar proveito.

Libido masculina
A libido dos homens catarinenses está um tanto fora de controle não? Proporcionalmente, SC comparece em estatística oficial como o estado onde se registrou mais tentativas de estupro no ano passado. Foram 770, ou 10,2 para cada 100 mil habitantes.

Argumento
Pertencente ao PSD, mesmo partido do governador Raimundo Colombo, o deputado Kennedy Nunes votou contra o projeto de lei que autoriza a Celesc a contratar empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Explicou: “Não concordo quando o poder público é 100% avalista de uma empresa em que parte dela é privada”.

O que dizem
“Florianópolis vive explosão de violência”. Esta foi a manchete de página interna na edição de ontem da Folha de S. Paulo. O jornal paulista destaca que na capital catarinense 127 pessoas foram assassinadas entre janeiro e setembro deste ano. Nada comparável com o que se registrou em 2002, quando foram apenas 8.

Opostos
O tema divide. Tanto que a Assembleia Legislativa adiou para a semana que vem a votação do projeto que trata da comercialização de bebidas alcoólicas em estádios e arenas esportivas de SC. O lobby dos clubes de futebol é imenso e a favor de liberação, pelo menos de cerveja.

Desamparo
Apesar dos feminicídios – assassinato de mulheres em contextos discriminatórios – sofrerem expressiva escalada em SC, a ponto de, em Florianópolis, promotorias de Justiça solicitarem diariamente entre três e cinco medidas por violência contra a mulher, tanto a Capital como nenhuma outra cidade catarinense conta com uma delegacia de atendimento exclusivo à elas. Lamentável e injusto.

Álcool x direção
A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas, da Assembleia Legislativa, apresentou o relatório “Álcool x Direção 2016”, com análise à nefasta combinação de álcool e direção nas estradas de SC. Registra que atualmente o Estado conta com 221 bafômetros, concentrados apenas em 167 dos 295 municípios e que de 2013 a 2016 um total de 7.227 motoristas foram flagrados sob efeito de álcool. O índice de motoristas mais flagrados foi em Blumenau, Lages, Florianópolis, Brusque e Jaraguá do Sul.

DETALHES
O elogiado programa Recicla CDL na Escola – iniciativa de conscientização ambiental da FCDL-SC junto a estudantes do estado – já tem data escolhida para que sejam conhecidos os vencedores da edição 2017. Na próxima segunda-feira a comissão julgadora se reunirá na sede da entidade, em Florianópolis, para selecionar cinco trabalhos nas categorias desenho e redação. Cada vencedor receberá um tablet como reconhecimento.

A rede hoteleira panamenha Selina, está iniciando operações no Brasil e escolheu Florianópolis como uma das primeiras cidades em que vai operar no país.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio